Uzbequisto desde 1980.00

Os mais profundos pontos da antiga Rota da Seda, numa altura em que os Chineses dominando a tcnica do fabrico, transaccionavam o mesmo, junto de mercadores, que o vendiam a burgueses, dispostos a pagar fortunas.

1 - Requisitos de entrada

A partir de 1 de Fevereiro de 2019, mas apenas para estadias inferiores a 30 dias, deixará de ser necessário visto para o Uzbequistão para os titulares de Passaporte Português (comum, serviço ou diplomático). É no entanto necessária a prévia e atempada obtenção do visto adequado para os cidadãos Portugueses que pretendam permanecer por mais de 30 dias em território do Uzbequistão.

 

2 - Vacinas

É aconselhável beber apenas água engarrafada ou filtrada. Vacinas que deverão estar em dia: tuberculose, difteria, tétano, pólio, hepatite A e B e febre tifóide. Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Uzbequistão. 

 

3 - Moeda

Moeda local é o Som.  O dólar americano é uma divisa reconhecida e só deverá ser trocada nas casas de câmbio oficiais. Os ATM (caixas multibanco) são escassos. Os cartões de crédito são apenas aceites nos principais hotéis e nalguns restaurantes. As taxas de serviço cobradas podem, porém, ser elevadas, dependendo dos preçários das instituições bancárias emissoras dos cartões.

 

4 - Idioma

Russo, Uzbeque e Tadjique.

 

5 - Diferença horária

GMT/UTC +05:00

 

6 - Electricidade

220V / 50Hz, tomadas de tipo C e F

 

7 - Clima

Clima continental com verões muito quentes e invernos muito rigorosos.

Itinerrio

1º Dia – LISBOA ou PORTO / ISTAMBUL / TASHKENT

Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora de saída. Formalidades de embarque e saída em voo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada e mudança de avião.

2º Dia – TASHKENT / URGENCH / KHIVA

Continuação da viagem em voo da Turkish Airlines com destino a Tashkent. Resto da noite a bordo. Chegada cerca das 06h35 a Tashkent, receção e transporte para o Hotel Wyndham (4*) ou Hotel Grand Mir (4*) ou Hotel Ramada (4*) ou Hotel Aster (4*) ou similar. Pequeno-almoço no hotel. Tashkent, capital do Uzbequistão, é o principal centro económico e cultural do país. Durante muitos séculos foi um ponto de passagem de grande importância na rota da seda, rota comercial que unia a Ásia à Europa. Visita da cidade antiga, com especial atenção para o complexo arquitetónico Khasti Imon; a Madraça Barak Kan (séc. XVI); a Madraça Kafal Shohi; a Biblioteca, situada na mesma praça e deve a sua importância por albergar a obra “Coração de Usman” (séc. VII); e o Bazar Chorsu, um dos maiores da Ásia Central. Almoço em restaurante. De tarde, continuação da visita de Tashkent onde as edificações mais modernas combinam com monumentos medievais e amplos parques. A cidade recebeu influência persa, árabe, turca e soviética. Visita ao Museu de Artes Aplicadas; a Praça da Independência e Eternidade, onde se encontra o Monumento da Independência inaugurado em 1991; o Memorial da II Grande Guerra e o Arco Ezgulik na entrada da praça; a Praça da Opera e Ballet; e a Praça Amir Temur. Transporte para o aeroporto, formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Urgench. Chegada, receção e partida com destino a Khiva situada a 30 Km. Alojamento no Hotel Bek (3*) ou Hotel Malika (3*) ou Hotel Orient Star Khiva (3*) ou similar.

3º Dia – KHIVA

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita do complexo arquitetónico de Itchan Kalá (séc. XII-XIX), durante a qual terá oportunidade de admirar mais de 50 monumentos históricos e mansões, que estão entre as obras melhor conservadas da Ásia Central. Itchan Kalá é considerada um autêntico museu ao ar livre e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Toda a parte antiga encontra-se rodeada por uma muralha defensiva. Visita do minarete de Kalta Minor (séc. XVIII), completamente revestido de cerâmica vidrada e azulejo; o Castelo Kunya Ark (séc. XVII); a Madraça Mohamad Rahim Khan; o minarete e Madraça Islam Khodja; o complexo arquitetónico Tash Hovli, com harém do séc. XIX; o Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séc. XIV-XVIII); a Mesquita Juma (séc. X), com o seu grandioso pátio interior rodeado por 112 colunas de madeira lavrada; e a Madraça Allakuli Khan. Almoço em restaurante. Regresso ao hotel e tarde livre para descansar. Alojamento.

4º Dia – KHIVA / BUKHARA

Pequeno-almoço no hotel. Pelas 07h45 transporte para a estação de caminho-de-ferro e partida de comboio pelas 08h45 com destino a Bukhara (caso se venha a verificar alteração nos dias de operação dos comboios este trajeto será efetuado de autocarro), atravessando o deserto Kizil-Kum, que significa “as areias encarnadas”. Para chegar de Khiva a Bukhara atravessasse o histórico rio Amudaria, que corre ao longo da fronteira do Cazaquistão setentrional e é o único abastecedor de água do mar Aral. Almoço ligeiro (tipo lunch box) no caminho. Chegada a Bukhara pelas 14h30 e transporte para o Hotel Asia Bukhara (3*Sup) ou Hotel Orient Star Bukhara (3*) ou Hotel Grand Emir Boutique (3*Sup) ou similar.

5º Dia – BUKHARA

Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita panorâmica de Bukhara, que foi durante largo período o principal centro da cultura islâmica e lugar importante de peregrinações. O centro histórico da cidade foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Visita do Mausoléu de Samanid; das Mesquitas Bolo Hauz e Chashmai Ayub; e da Cidadela Ark. Almoço em restaurante. De tarde visita do minarete Kalyan e Mesquita Poi Kalyan (séc. XV), rodeada por muralhas, que é uma das construções mais grandiosas da sua época; a Madraça Miri Arab; a cúpula Toki Zargaron; as Madraças Ulughbek e Abdullazizkan; a cúpula Toki Telpak Furushon; a Mesquita Magoki Attory; a cúpula Toki Sarafon; o conjunto arquitetónico Lyabi Hauz (séc. XVI-XVII), composto pela Khanqah e as Madraças Nadir Diván Begui e Kukeldash. Regresso ao hotel e alojamento.

6º Dia – BUKHARA / SAMARCANDA

Pequeno-almoço no hotel. De manhã cedo, partida com destino a Samarcanda (290 Km, cerca de 5h). Chegada e transporte ao Hotel Asia Samarkand (4*) ou Hotel Malika Diyora (4*) ou similar. Almoço em restaurante. De tarde, visita panorâmica de Samarcanda, construída nas margens do rio Zeravshan, cujo nome significa em persa “o que reparte ouro”: a cidade beneficiou durante largos séculos de uma localização estratégica na encruzilhada das principais rotas comerciais que hoje conhecemos como “Rota da Seda”, pelas quais transitavam mercadorias entre a China e o Médio Oriente, e algumas tinham com destino final a Europa. Dita localização constituiu a origem da extraordinária riqueza da cidade e a beleza dos seus principais monumentos, alguns deles se conservam ainda intactos apesar das numerosas invasões e conquistas que Samarcanda sofreu ao longo da sua história. Começaremos pela célebre Praça Registán, o centro da cidade antiga, onde se encontram 3 antigas madraças (universidades islâmicas) consideradas como o protótipo que inspiraria a maior parte da arquitetura islâmica nos últimos 600 anos (Madraça Shir-Dor, do séc. XVII; a Madraça Tilla–Kori, do séc. XVII; e a Madraça Ulughbek, do séc. XV). Visita do Mausoléu Guri Emira construído pelo célebre Tamerlão, lendário conquistador, líder militar e político turco-mongol. O local estava destinado ao seu neto, mas posteriormente foi convertido panteão familiar, onde se encontram os restos mortais do próprio Tamerlão, e seus descendentes. O interior do Mausoléu está decorado com pinturas azuis e douradas. Por fim é a vez da visita da Mesquita Bibi-Khonum e do típico Bazar Siab. Regresso ao hotel e alojamento.

7º Dia – SAMARCANDA / TASHKENT

Pequeno-almoço no hotel. Continuação da visita de Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo, extraordinário centro de difusão cultural no passado, e conhecida no seu apogeu como “A Roma do Oriente”, representando um ponto de fusão das culturas iraniana, indiana e mongol, com numerosas influências tanto orientais como ocidentais. Visita do Observatório de Ulugh Beg (séc. XV), com uma estrutura de mais de 40 m de largura e um arco de 63 m, cujos telescópios dotados de potentes lentes se movimentam sobre carris. O observatório encontra-se no monte de Chupan-Ata, nos arredores de Samarcanda. Visita ao Museu da cidade antiga de Afrosiyab, seguindo-se a da Necrópole de Shah-i-Zinda, um dos lugares mais sagrados de Samarcanda que consiste num conjunto de mesquitas e madraças que rodeiam o túmulo do primo do profeta Maomé. A aristocracia local seguiu a tradição de construir mausoléus neste local, mausoléus esses, ricamente decorados com cerâmica vidrada, mosaicos nas cúpulas e nos interiores. Almoço em restaurante. Transporte para a estação de caminho-de-ferro de Samarcanda, embarque e partida no comboio de alta velocidade “Afrosiab” de regresso à cidade de Tashkent. Chegada, receção e transporte para o Hotel Wyndham (4*) ou Hotel Grand Mir (4*) ou Hotel Ramada (4*) ou Hotel Aster (4*) ou similar. Alojamento.

8º Dia – TASHKENT

Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre em Tashkent. Direito a ocupação do quarto até às 12h.Ao início da noite e em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Início das formalidades de embarque.

9º Dia – TASHKENT / ISTAMBUL / LISBOA ou PORTO

Partida pelas 03h25 em voo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem em voo da Turkish Airlines com destino a Lisboa ou Porto. Chegada a Portugal ao final da manhã. FIM DA VIAGEM

Inclui:

Passagem aérea em classe económica (L) para percurso Lisboa ou Porto/ Istambul / Tashkent e volta, em voos da Turkish Airlines, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Passagem aérea em classe económica para percurso Tashkent / Urgench em voo regular, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Passagem de comboio expresso em classe económica para percurso Khiva / Bukhara e Samarcanda / Tashkent;

7 noites de alojamento nos hotéis indicados ou similares incluindo o pequeno-almoço;

6 almoços;

Todos os transportes, visitas e entradas mencionadas no itinerário;

Guias locais falando espanhol; 

Assistência local pelo nosso representante;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto, segurança e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM3K+CIV.

No inclui:

Bebidas às refeições;

Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.