Romnia desde 1094.00

Bem-vindo Romnia Igrejas de pedra e mosteiros deslumbrantes pontilham uma paisagem intocada de montanhas rochosas e colinas. As cidades da Transilvnia ficaram paradas no tempo, enquanto a vibrante Bucareste toda energia.

1 – Requisitos de entrada

Para os cidadãos portugueses é necessária a apresentação do Passaporte ou do Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade, não sendo necessário qualquer visto. Para estadias superiores a 90 dias deverá ser obtido o Certificado de Cidadão da União Europeia com a Residência na Roménia, que se poderá obter no Serviço de Imigração. Neste caso aconselhamos que se informe junto da Embaixada da Roménia em Lisboa.

 

2 – Vacinas

O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Roménia. Adicionalmente, é aconselhável adquirir um seguro de saúde prévio que cubra assistência hospitalar e tratamentos médicos.

 

3 – Moeda

A moeda local é o Lei (no singular leu). Um leu tem 100 bani (taxa de câmbio 1 euro = 4,83 RON; em Março de 2020, de acordo com o Banco Nacional da Roménia).

Modalidades de pagamento e rede ATM – a maioria dos estabelecimentos comerciais aceitam cartões de crédito, mas a sua utilização é muito mais limitada que no Ocidente. Os viajantes são aconselhados a utilizar dinheiro nas suas transações. Nos principais hotéis pertencentes a cadeias internacionais pode-se pagar com cartão de crédito. Existem máquinas ATM nas maiores cidades.

 

4 – Língua

O idioma oficial é o Romeno. Os jovens têm geralmente mais facilidade no domínio da língua inglesa.

 

5 – Diferença horária

GMT/UTC +02 | GMT/UTC +3 (no Verão)

 

6 – Clima

O clima é temperado de tipo continental, com grandes amplitudes térmicas na Primavera e no Outono. O Verão é muito quente e o Inverno bastante frio (de Novembro ao fim de Março). A pluviosidade mais importante regista-se nos meses de Maio e Junho.

 

7 – Corrente elétrica

Tensão Elétrica: 230 V | Frequência: 50 Hz

Itinerrio

1º Dia – PORTO ou LISBOA / FRANKFURT / BUCARESTE  

Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voo da Lufthansa com destino a Bucareste, via Frankfurt. Chegada, receção e transporte para o Hotel Capitol (4*) ou similar. Encontro com o guia que irá acompanhar toda a viagem pela Roménia. Dependendo da hora de chegada do voo, saída para uma breve visita panorâmica da capital romena. Destaque para os edifícios da Belle Époque, o Arco do Triunfo, o Ateneu Romano, a Praça da Revolução, a Praça da Universidade, a Igreja Stavropoleos, obra-prima da arquitetura romena. Jantar em restaurante típico. Regresso ao hotel e alojamento.

2º Dia – BUCARESTE / SIBIU / SIGHISOARA

Pequeno-almoço no hotel. De manhã saída para Sibiu, capital Europeia da Cultura em 2007, passando pelo bonito vale do rio Olt. Paragem no trajeto para se visitar o Mosteiro de Cozia, do séc. XIV, conhecido como um dos complexos históricos e de arte mais antigos da Roménia. O mosteiro está situado na margem direita do rio Olt. Chegada a Sibiu e almoço em restaurante. De tarde visita da parte antiga da cidade de Sibiu, conhecida na sua época pelo sistema de fortificações, consideradas as maiores da Transilvânia, com mais de 7 Km e que atualmente ainda se podem ver importantes vestígios. Oportunidade também para admirar a Grande Praça, com edifícios com tetos peculiares, a Praça Pequena com a ponte das Mentiras e a imponente igreja evangélica em estilo gótico (séc. XIV). Partida para Sighisoara, cidade natal do famoso Vlad, o Empalador, conhecido por todos como o Conde Drácula. Alojamento no Hotel Central Park (4*) ou similar.

3º Dia – SIGHISOARA / TARGU MURES / GURA HUMORULUI

Após o pequeno-almoço no hotel, saída para a visita de Sighisoara, a mais bela e bem conservada cidade medieval da Roménia. A cidade remonta grande parte ao séc. XIV, quando a reconstrução e ampliação foi concluída rapidamente após a destruição da mesma por parte dos tártaros em 1241. Conservam-se 9 das 14 torres originais. Durante a visita terá a oportunidade de admirar o mais belo e conhecido monumento da cidade, a Torre do Relógio, construída entre os séc. XIII-XIV e até 1556 foi a sede do Conselho da Cidade. Após a visita seguimos par Targu Mures. Breve visita panorâmica desta cidade, famosa pelas suas praças rodeadas por edifícios da Secessão, entre os quais se destacam a Prefeitura e o Palácio da Cultura. Almoço em restaurante. Seguimos para Bucovina, a região da Moldávia, cujo nome nasce em 1774, significando “a cidade coberta de florestas de faias”. Famosa pelas suas belas paisagens, Bucovina é também conhecida pelos seus mosteiros com frescos datados dos séc. XV-XVI, no período dos principais príncipes moldavos, como Estevão “o Grande” e seu filho Petru Rares. Alojamento em Gura Humorului no Hotel Best Western Bucovina (4*) ou similar.

4º Dia – GURA HUMORULUI / BUCOVINA / PIATRA NEAMT

Pequeno-almoço no hotel. Seguimos para Bucovina, visita do mosteiro Moldovita, de 1532, rodeado de fortificações e com frescos nas paredes exteriores. Estes frescos realçam o esforço moldavo para obter o máximo de realismo nas cenas da vida cotidiana, humanizando os personagens representados. Visita do mosteiro Sucevita do séc. XVI, conhecido pelo magnifico fresco “Escada das Virtudes” e pela imponente cintura de muralhas. Almoço em restaurante. De tarde, visita do mosteiro Voronet de 1488, considerada a Capela Sistina da Europa do Leste e joia de Bucovina pelo famoso conjunto de frescos que decoram o exterior da igreja, dos quais se destaca o do “Juízo Universal”. Após a visita, partida Piatra Neamt, cidade que pela sua beleza e localização é também conhecida por “Pérola da Moldávia”. Alojamento no Hotel Central Plaza (4*) ou similar.

5º Dia – PIATRA NEAMT / DESFILADEIRO DE BICAZ / BRAN / BRASOV

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída com destino a Brasov, passando pela cordilheira dos Cárpatos e cruzando as Gargantas de Bicaz, o mais conhecido desfiladeiro do país, com cerca de 10 Km de extensão, formado por rochas calcárias mesozoicas de 300 a 400 metros de altura. Passagem ainda pelo Lago Vermelho. Almoço em restaurante. De tarde, visita do Castelo de Bran, conhecido como o Castelo de Drácula, um dos mais pitorescos da Roménia, construído no séc. XIII pelo cavaleiro teutónico Dietrich e restaurado nos séculos seguintes. A partir de 1922, o castelo de Bran converteu-se na residência dos reis da Roménia. Após a visita continuamos para Brasov. Chegada e visita de uma das fascinantes localidades medievais da Roménia, com destaque para p Bairro Schei com a igreja de S. Nicolau e a primeira escola romena (séc. XV), a Igreja Negra (Biserica Neagrã), a maior igreja gótica do país e por último as antigas fortificações e bastiões da cidade. Alojamento no Hotel Aro Palace (5*) ou similar.

6º Dia – BRASOV / SINAIA / BUCARESTE

Pequeno-almoço no hotel. Logo pela manhã partida para Sinaia, conhecida como Pérola dos Cárpatos, e a mais conhecida cidade das montanhas na Roménia. Visita ao Castelo Peles, antiga residência real, construído nos finais do séc. XIX em estilo neogótico dos castelos bávaros. Saída para Bucareste, capital da Roménia. Almoço em restaurante. De tarde, visita dos principais pontos de interesse histórico e turístico da capital. Passeio a pé pelo bairro antigo de Bucareste, com o Patriarcado (centro espiritual da igreja ortodoxa romena) e o Palácio do Parlamento, o segundo maior edifício do mundo a seguir ao Pentágono de Washington. Jantar típico com espetáculo de folclore. Alojamento no Hotel Capitol (4*) ou similar.

7º Dia – BUCARESTE / FRANKFURT / LISBOA ou PORTO

Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo da Lufthansa com destino a Lisboa ou Porto, via Frankfurt. Chegada a Portugal ao final do dia.

FIM DA VIAGEM

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa ou Porto / Frankfurt / Bucareste e volta, em voos da Lufthansa, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa;

6 Noites de alojamento nos hotéis indicados, de 4* (5* em Brasov) ou similares incluindo o pequeno-almoço;

5 Almoços e 2 Jantares;

Todas as visitas mencionadas no itinerário, acompanhadas por guias locais falando espanhol;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM2K+CIV.

No inclui:

Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);

Despesas de carácter pessoal e tudo o que não esteja como incluído de forma expressa.

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações de custos de combustível e/ou taxas.