Armnia desde 1314.00

Segundo a tradio judaico-crist, aps o dilvio, foi na Armnia que encalhou a Arca de No. A Armnia um pas de artistas e poetas, ciosos da sua nao, munida de uma imensurvel beleza natural, expressa em majestosas montanhas, picos nevados, lagos e belas florestas.

1 - Requisitos de entrada

Os cidadãos portugueses não necessitam de visto de entrada, podendo permanecer no país pelo prazo de 180 dias num período de 1 ano. No entanto é necessário passaporte válido.

 

2 – Vacinas

É recomendável ter vacinas em dia contra a difteria, tétano, hepatite A e B e raiva. As farmácias funcionam 24 horas nos grandes centros urbanos. 

 

3 - Moeda

A divisa arménia é o dram, 1 EUR equivale a 541.54 AMD. Mesmo quando os preços estão marcados em divisa estrangeira, como o USD ou o EUR, o pagamento é feito na divisa local. A rede ATM está moderadamente difundida no centro de Erevan. Os cartões de crédito são aceites apenas nos grandes estabelecimentos comerciais e nos hotéis de categoria internacional.

 

4 - Língua

O idioma oficial é o Arménio.

 

5 - Diferença horária

GMT/UTC +04

 

6 - Clima

O clima é claramente continental: as temperaturas são muito diferentes no inverno e no verão e são ainda mais acentuadas nas altitudes mais elevadas. O verão pode ser muito quente, com temperaturas atingindos 40º C, mas no inverno, em algumas áereas pode ser bastante frio. A queda de neve é bastante comum no norte. Na primavera, a chuva é bastante abundante, embora o sul seja beneficiado por um clima seco. Junho e Setembro são os meses ideiais para visitar a Arménia, com temperaturas agradáveis e quase nenhuma chuva. 

Itinerrio

1º Dia – LISBOA ou PORTO / YEREVAN

Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Yerevan, via uma cidade de ligação.

2º Dia – YEREVAN

Chegada de madrugada, receção e transporte para o Hotel Ani Plaza (4*) ou similar. Pequeno-almoço no hotel. Yerevan, capital da Arménia, uma das mais antigas cidades do mundo está localizada junto ao Rio Hrazdan. De manhã, visita ao monumento de Mair Hayastan, donde se tem uma bela panorâmica da cidade. Segue-se a visita ao Museu dos Manuscritos (Matenadarán), onde se encontra uma grande coleção de manuscritos e os primeiros livros publicados na Arménia desde o séc. XVI. Almoço em restaurante. De tarde, visita de Tsitsernakaberd – Memorial do Genocídio – dedicado à memória dos 1.5 milhões de arménios mortos no primeiro genocídio do séc. XX, às mãos do Império Otomano. Finalmente visita ao Parque da Cascata, onde se encontram obras de diversos escultores famosos. Regresso ao hotel e alojamento.

3º Dia – YEREVAN / ECHMIADZIN / ZVARTNOTS / YEREVAN

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída do hotel com destino a Echmiadzin, centro espiritual do cristianismo na Arménia. Visita à Catedral (séc. IV), a igreja cristã mais antiga do país e sede espiritual da igreja católica na Arménia; a Igreja de St. Hripsimé (séc. VII), ambas declaradas Património da Humanidade pela UNESCO; e a residência oficial do Catoghicós, o patriarca supremo de todos os arménios. Segue-se a visita do Templo de Zvartnots (séc. VII), também conhecido como o Templo dos Anjos do Céu, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Regresso a Yerevan. Almoço em restaurante. De tarde, visita do Museu Nacional de História, situado na Praça da República e do mercado de artesanato de Vernisage. Regresso ao hotel e alojamento.

4º Dia – YEREVAN / KHOR VIRAP / NORAVANK / YEREVAN

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita a um dos lugares de peregrinações mais importantes do país – o mosteiro de Khor Virap, num cenário paisagístico impressionante tendo como pano de fundo a majestosa montanha Ararat. Neste local permaneceu cativo durante treze anos São Gregório por ordem do rei pagão Tiridates III. Depois desta interessante visita segue-se o mosteiro de Noravank, obra prima do séc. XIII, erigido num promontório situado num grande desfiladeiro natural. Almoço em restaurante. Regresso ao hotel em Yerevan e alojamento.

5º Dia – YEREVAN / AMBERD / SAGHMOSAVANK / OVANAVANK / YEREVAN

Após o pequeno-almoço no hotel, saída em direção à região de Aragatsotn para se visitar Amberd, uma fortaleza medieval situada no sopé do monte Aragats (até meados de Maio não é visitada devido à neve, em substituição visitar-se-á a Basílica de Mughni do séc. XVII). Segue-se a visita ao complexo de mosteiros de Saghmosavank e Ovanavank. Almoço em restaurante. Regresso a Yerevan e visita da Catedral de São Gregório O Iluminado (2001), a maior da capital e onde se encontram as relíquias de São Gregório. De seguida visita ao mercado de frutas (Pak Shuka). Regresso ao hotel e alojamento.

6º Dia – YEREVAN / LAGO SEVÁN / GOSHAVANK / YEREVAN

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida rumo ao norte da Arménia com destino à região do Lago Seván, que se encontra a cerca de 2.000 m de altitude. Continuação da viagem até à conhecida estância de Dilijan. Visita ao complexo monástico de Goshavank (séc. XII-XIII). Almoço em restaurante. De tarde, visita das igrejas da Península de Seván, e ao cemitério da povoação de Noradúz, com inúmeras “khachkares” (cruzes de pedra). Após a visita regresso a Yereván. Alojamento no hotel.

7º Dia – YEREVAN / GYUMRI / MARMASHEN / YEREVAN

Pequeno-almoço no hotel. Saída em direção à região de Shirak. Chegada a Gyumri, a segunda maior cidade da Arménia a seguir a Yerevan. Breve passeio pelo seu centro histórico e ao seu Museu Etnografico. Almoço em restaurante. Seguimos para o Mosteiro de Marmashen (séc. X-XIII), situado no vale do rio Akhuryan. Este complexo monástico pertence à famosa escola de arquitetura de Ani. De seguida, visita ao Mosteiro de Harichavank (séc. VII-XIII). Regresso a Yereván e alojamento no hotel.

8º Dia – YEREVAN / GARNI / GEGHARD / YEREVAN

Pequeno-almoço no hotel. Saída em direção à região de Kotayk, com paragem no Arco de Yeghishe Charents, donde se tem uma bela perspetiva da montanha Ararat. Continuação da viagem para Geghard, e visita ao Mosteiro, do séc. XII-XIII, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Seguimos para Garni, visita ao seu templo pagão, situado junto ao desfiladeiro do Rio Azar, e dedicado a Mithra, o Deus Sol. Almoço em restaurante. Regresso a Yereván e visita a uma conhecida fábrica de brandy, tendo no final uma prova de vários tipos de brandies. Alojamento no hotel. Cerca da meia noite transporte para o aeroporto.

9º Dia – YEREVAN / LISBOA ou PORTO

Formalidades de embarque e partida de madrugada em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao meio da manhã.

FIM DA VIAGEM

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa ou Porto / Cidade de Ligação / Yerevan e volta, em voos regulares, com direito ao transporte de 23 Kg de bagagem (1 mala);

8 noites de alojamento no Hotel Ani Plaza ( 4*) ou similar, incluindo o pequeno-almoço;

7 Almoços;

Todos os transportes como indicado no programa;

Guias locais falando espanhol; 

Todas as visitas mencionadas no itinerário;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustíve;

Seguro Multiviagens PVFM2K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa (bebidas às refeições, gratificações, etc.);

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Os valores acima apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.