Uzbequistão | 9 Dias desde 1788.00 €

Os mais profundos pontos da antiga Rota da Seda, numa altura em que os Chineses dominando a técnica do fabrico, transaccionavam o mesmo, junto de mercadores, que o vendiam a burgueses, dispostos a pagar fortunas.

1 - Requisitos de entrada

A partir de 1 de Fevereiro de 2019, mas apenas para estadias inferiores a 30 dias, deixará de ser necessário visto para o Uzbequistão para os titulares de Passaporte Português (comum, serviço ou diplomático). É no entanto necessária a prévia e atempada obtenção do visto adequado para os cidadãos Portugueses que pretendam permanecer por mais de 30 dias em território do Uzbequistão.

2 - Vacinas

É aconselhável beber apenas água engarrafada ou filtrada. Vacinas que deverão estar em dia: tuberculose, difteria, tétano, pólio, hepatite A e B e febre tifóide. Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Uzbequistão. 

3 - Moeda

Moeda local é o Som.  O dólar americano é uma divisa reconhecida e só deverá ser trocada nas casas de câmbio oficiais. Os ATM (caixas multibanco) são escassos. Os cartões de crédito são apenas aceites nos principais hotéis e nalguns restaurantes. As taxas de serviço cobradas podem, porém, ser elevadas, dependendo dos preçários das instituições bancárias emissoras dos cartões.

4 - Idioma

Russo, Uzbeque e Tadjique.

5 - Diferença horária

GMT/UTC +05:00

6 - Electricidade

220V / 50Hz, tomadas de tipo C e F

7 - Clima

Clima continental com verões muito quentes e invernos muito rigorosos.

Itinerário

1º Dia – PORTO ou LISBOA / ISTAMBUL / TASHKENT
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada e mudança de avião.

2º Dia – TASHKENT
Continuação da viagem em voo da Turkish Airlines com destino a Tashkent. Resto da noite a bordo. Chegada cerca das 07h/08h a Tashkent, receção e transporte para o Hotel Qushbegi Plaza ou Hotel Navruz ou Hotel Milan ou similar. Pequeno-almoço no hotel. Tashkent, capital do Uzbequistão, é o principal centro económico e cultural do país. Durante muitos séculos foi um ponto de passagem de grande importância na rota da seda, rota comercial que unia a Ásia à Europa. Visita da cidade antiga, com especial atenção para o complexo arquitetónico Hasti Imam; a Madraça Barak Khan (séc. XVI); a Madraça Kafal Shohi; a Mesquita de Tilla Sheykh, o Museu de Coração de Usman (séc. VII); o exterior da Madraça Kukeldash (séc. XVI), o Bazar de Chorsu, um dos maiores da Ásia Central; o Metro; e o Monumento ao Terramoto de 1966. Almoço em restaurante. De tarde, continuação da visita panorâmica de Tashkent onde as edificações mais modernas combinam com monumentos medievais e amplos parques. A cidade recebeu influência persa, árabe, turca e soviética. Visita da Praça da Independência e Eternidade, onde se encontra o Monumento da Independência inaugurado em 1991; o exterior do Palácio Romanov (séc. XIX); a Praça da Opera e Ballet; e a Praça de Amir Temur. Regresso ao hotel e alojamento.

3º Dia – TASHKENT / URGENCH / KHIVA
Pequeno-almoço no hotel (tipo lunch-box). Logo ao início da manhã transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Urgench. Chegada, receção e partida com destino à Khiva situada a cerca de 30 Km. Alojamento no Hotel Asia Khiva ou Hotel Erkin Palace ou Hotel Bek ou Hotel Khiva Residence ou Hotel Zarafshan ou similar. Início da visita da cidade com o complexo arquitetónico de Ichan Kala (séc. XII-XIX), durante a qual terá oportunidade de admirar mais de 50 monumentos históricos e mansões, que estão entre as obras mais bem conservadas da Ásia Central. Ichan Kala é considerada um autêntico museu ao ar livre e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Toda a parte antiga encontra-se rodeada por uma muralha defensiva. Visita do minarete de Kalta Minor (séc. XVIII), completamente revestido de cerâmica vidrada e azulejo; a Madraça Mohamed Amin Khan (convertida em hotel); o Castelo Kunya Ark (séc. XVII); a Madraça Mohammed Rahim Khan. Almoço em restaurante. De tarde, continuação da visita panorâmica de Khiva, com o minarete e Madraça Islam Khodja; o complexo arquitetónico Tash Hovli, com harém do séc. XIX; o Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séc. XIV-XVIII); a Mesquita Juma (séc. X), com o seu grandioso pátio interior rodeado por 112 colunas de madeira lavrada; e o Caravanserai Allakuli Khan. Antes do regresso ao hotel visita de Ak Sheik Bobo donde se tem uma magnifica panorâmica de Ichan Kala. Jantar em restaurante. Alojamento.

4º Dia – KHIVA / BUKHARA
Pequeno-almoço no hotel. Logo pela manhã transporte por estrada até Bukhara (450 Km, cerca de 7h de viagem), atravessando o deserto Kizil-Kum, que significa “as areias encarnadas”. Para chegar de Khiva a Bukhara atravessasse o histórico rio Amudaria, que corre ao longo da fronteira do Cazaquistão setentrional e é o único abastecedor de água do mar Aral. Almoço tipo picnic em restaurante local. Chegada a Bukhara e transporte ao Hotel Lyabi House ou Hotel Caravan Plaza ou Hotel Royal Bukhara ou Hotel Devon ou similar. De tarde, visita ao conjunto arquitetónico Lyabi Hauz (séc. XVI-XVII), no coração da cidade e composto pelas Madraça Nodir Devon Begi e a Madraça Kukeldash. Jantar em restaurante. Alojamento.

5º Dia – BUKHARA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita panorâmica de Bukhara, que foi durante largo período o principal centro da cultura islâmica e lugar importante de peregrinações. O centro histórico da cidade foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Visita do Mausoléu de Samanidas (séc. IX-X); o Mausoléu e Manancial Sagrado Chasmai Ayub (séc. XIV); a Mesquita Bolo Hauz (séc. XIX) e a Cidadela Ark (séc. V-XIX), a estrutura mais antiga da cidade, outrora residência dos emires de Bukhara. Almoço em restaurante. De tarde, visita do minarete Kalon (exterior) e Mesquita Poi Kalon (séc. XII-XV), rodeada por muralhas, que é uma das construções mais grandiosas da sua época; o exterior da Madraça Miri Arab (séc. XV); os 3 Mercados, complexo de cúpulas Toki Zargaron, Toki Telpak Furushon e Toki Sarafon (séc. XVI); a Mesquita Magoki Attory (séc. XII); a Madraça Ulughbek (séc. XV); e a Madraça Abdulaziz-Khan (séc. XVII). Regresso ao hotel e alojamento.

6º Dia – BUKHARA / SAMARCANDA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã cedo, partida com destino a Samarcanda (290 Km, cerca de 5h de viagem). Chegada e transporte ao Hotel Welfort ou Hotel City ou Hotel Silk Road Empire ou similar. Almoço em restaurante. De tarde, visita panorâmica de Samarcanda, construída nas margens do rio Zeravshan, cujo nome significa em persa “o que reparte ouro”: a cidade beneficiou durante largos séculos de uma localização estratégica na encruzilhada das principais rotas comerciais que hoje conhecemos como “Rota da Seda”, pelas quais transitavam mercadorias entre a China e o Médio Oriente, e algumas tinham com destino final a Europa. Dita localização constituiu a origem da extraordinária riqueza da cidade e a beleza dos seus principais monumentos, alguns deles se conservam ainda intactos apesar das numerosas invasões e conquistas que Samarcanda sofreu ao longo da sua história. Começaremos pela célebre Praça Registán, o centro da cidade antiga, onde se encontram 3 antigas madraças (universidades islâmicas) consideradas como o protótipo que inspiraria a maior parte da arquitetura islâmica nos últimos 600 anos (Madraça Shir-Dor, do séc. XVII; a Madraça Tilla–Kori, do séc. XVII; e a Madraça Ulughbek, do séc. XV). Visita do Mausoléu Guri Emir construído pelo célebre Tamerlão, lendário conquistador, líder militar e político turco-mongol. O local estava destinado ao seu neto, mas posteriormente foi convertido panteão familiar, onde se encontram os restos mortais do próprio Tamerlão, e seus descendentes. O interior do Mausoléu está decorado com pinturas azuis e douradas. Regresso ao hotel e alojamento.

7º Dia – SAMARCANDA / TASHKENT
Pequeno-almoço no hotel. Continuação da visita de Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo, extraordinário centro de difusão cultural no passado, e conhecida no seu apogeu como “A Roma do Oriente”, representando um ponto de fusão das culturas iraniana, indiana e mongol, com numerosas influências tanto orientais como ocidentais. Visita ao complexo arquitetónico Shakhi-Zinda (séc. IX-XV), um dos lugares mais sagrados de Samarcanda que consiste num conjunto de mesquitas e madraças que rodeiam o túmulo do primo do profeta Maomé. A aristocracia local seguiu a tradição de construir mausoléus neste local, mausoléus esses, ricamente decorados com cerâmica vidrada, mosaicos nas cúpulas e nos interiores. Segue-se a visita do Observatório de Ulughbek (séc. XV), com uma estrutura de mais de 40 m de largura e um arco de 63 m, cujos telescópios dotados de potentes lentes se movimentam sobre carris. O observatório encontra-se no monte de Chupan-Ata, nos arredores de Samarcanda. Por fim é a vez da visita da Mesquita Bibi-Khonum (séc. XV) e do típico Bazar Siab. Almoço em restaurante. Transporte para a estação de caminho-de-ferro de Samarcanda, embarque e partida no comboio de regresso à cidade de Tashkent. Chegada, receção e transporte para o Hotel Qushbegi Plaza ou Hotel Navruz ou Hotel Milan ou similar. Alojamento.

8º Dia – TASHKENT
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre em Tashkent. Direito a ocupação dos quartos até às 12h. Ao início da noite e em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Início das formalidades de embarque.

9º Dia – TASHKENT / ISTAMBUL / LISBOA ou PORTO
Partida de madrugada em voo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem em voo da Turkish Airlines com destino a Lisboa ou Porto. Chegada a Portugal ao final da manhã.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para o percurso Lisboa ou Porto / Istambul / Tashkent e volta, em voos da Turkish Airlines, com direito ao transporte de 23 Kg de bagagem (1 mala);

Passagem aérea em classe económica para o percurso Tashkent / Urgench em voo regular, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte de autocarro de turismo para o oercurso Khiva para Bukhara;

Passagem de comboio em classe económica para o percurso Samarcanda / Tashkent;

7 noites de alojamento em hotéis de 3*/4* Std, os indicados ou similares incluindo o pequeno-almoço;

6 Almoços e 2 Jantares;

1 copo de vinho, ou cerveja, ou refresco na refeição em Khiva;

Chá e água às refeições;

1 garrafa de litro, de água, por dia;

Todos os transportes, visitas e entradas mencionadas no itinerário;

Guias locais falando espanhol;

Assistência local pelo nosso representante;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM Plus3K+COVID19 OT+CIV B
 

Não inclui:

Bebidas às refeições;

Gratificações (bagageiros nos hotéis, mínimo USD10 por pessoa/viagem; motorista e guia, entre €25 e €30 por pessoa/viagem e restaurantes);

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Nota Importante: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.