Bornu-Sabah desde 2975.00

A outra Malsia, os estados de Sabah e Sarawak, compartilham a ilha de Bornu com o Brunei e Kalimantan, da Indonsia. Aqui, os passeios de barco ao longo de rios encobertos pela floresta tropical, poder encontrar alguns dos habitantes mais selvagens do Sudeste Asitico, como o orangotango, o macaco narigudo e as inmeras culturas indgenas.

1 - Requisitos de entrada

Não é exigido um visto para estadias inferiores a 30 dias sendo apenas necessário um passaporte com validade mínima de 6 meses.

2 - Vacinas

Não sendo obrigatória, é recomendável a vacinação contra as hepatites A e B. Na Consulta do Viajante poderá obter mais informações. Deve contratar um seguro que cubra assistência hospitalar e cuidados médicos. Deve beber apenas água engarrafada e evitar fruta previamente descascada, bem como alimentos crus ou mal cozinhados.

3 - Moeda

A moeda oficial é Ringgit (MYR) . Os cartões de débito e de crédito são amplamente aceites e utilizados na generalidade dos hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais nas cidades e nos locais turísticos. Nestes locais, a rede ATM tem boa cobertura.

4 - Idioma

As línguas oficiais são o malaio e o inglês.

5 -  Diferença Horária

UTC/GMT +08 

6 - Eletricidade

240 V / 50 Hz, tomadas tipo G

7 - Clima

A Malásia tem um clima tipicamente equatorial: húmido e quente ao longo de todo o ano. O país pode ser visitado em qualquer época, já que a precipitação é uma constante, e dificilmente pode ser evitada. Dado que a Malásia é também um destino de praia, há que ter em consideração que a época das chuvas ocorre de forma alternada nas costas ocidental e oriental do território peninsular. Na costa ocidental, a época das chuvas (Maio-Outubro) é moderada, trazendo consigo breves trovoadas durante a tarde, e uma bem-vinda diminuição da humidade. Em contraste, na costa oriental, a monção faz-se sentir com intensidade, devendo ser evitados os meses de Novembro a Fevereiro, período durante o qual muitos dos resorts estão encerrados para reabrir apenas em Março.

 

Itinerrio

1º Dia – LISBOA ou PORTO / KUALA LUMPUR
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora de saída. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Kuala Lumpur, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.

2º Dia – DUBAI / KUALA LUMPUR / KOTA KINABALU 
Chegada, mudança de avião e continuação da viagem em voo regular com destino a Kota Kinabalu. Chegada, receção e transporte para o Hotel Mercure Kota Kinabalu (4*) ou similar. Alojamento.

3º Dia – KOTA KINABALU / PARQUE NACIONAL KINABALU / PLANTAÇÃO DE CHÁ DE SABAH
Pequeno-almoço no hotel. Início do nosso circuito na região de Sabah na parte Malaia do Bornéu. Viagem de aproximadamente de 2h até Crocker Range, desfrutando durante o trajeto de belas panorâmicas do Monte Kinabalu. Breve paragem no trajeto para ver o Mercado de Nabalu. Chegada ao Parque Nacional de Kinabalu localizado a 1.500 metros acima do nível do mar, verdadeiro paraíso para os amantes da botânica, com mais mil espécies de orquídeas, rododendros e plantas de jarro. As várias espécies de aves, na sua maioria de típicas de zonas altas e algumas endémicas, são igualmente fascinantes. Aproveite para explorar um dos vários trilhos que conduzem ao Monte Oak e à Floresta de Castanheiros. Almoço em restaurante. Continuação da viagem até à zona termal de Poring. Após a chegada a Poring breve caminhada pela natureza até Canopy Plank donde se tem uma vista panorâmica da floresta tropical circundante. Possibilidade de tomar banho nas águas termais de Poring. Transporte para o Sabah Tea Garde Resort ou similar. Jantar e alojamento no lodge.

4º Dia – PLANTAÇÃO DE CHÁ DE SABAH / SANDAKAN
Pequeno-almoço no lodge. Aproveite o ar fresco da manhã e faça uma caminhada matinal pela zona Plantação de Chá de Sabah, a maior de toda a região de Sabah. Aprecie o nascer do sol e faça uma visita sobre todo o processo de produção e embalamento do chá da região. Saída do hotel para outro impressionante encontro mágico com a mãe natureza, a visita de Kampung Luanti Baru, com o interessante projeto de conservação no rio Tagal Moroli. Aqui poderá em alternativa experimentar as denominadas Fish Massage, mergulhando os pés no rio e observe os peixes juntando-se e mordiscando a sua pele escamosa e morta. Uma experiência a não perder. Almoço em restaurante. Continuação da viagem para a cidade de Sandakan. Chegada e alojamento no Sabah Hotel Sandakan (4*) ou similar.

5º Dia – SANDAKAN / SEPILOK / BILIT (RIO KINABATANGAN)
Pequeno-almoço no hotel. Logo pela manhã partida para o Centro de Reabilitação Sepilok Orang Utan, onde se encontram orangotangos órfãos, resgatados de cativeiros ilegais ou feridos. Neste santuário estão a fazer a sua reabilitação para mais tarde preparar o seu regresso à natureza. Assista à alimentação dos orangotangos antes de continuar a visita com Centro de Conservação de Ursos do Bornéu. Almoço em restaurante. Continuação da viagem com destino a Bilit ao longo das margens do rio Kinabatangan, através de belas paisagens, povoações e plantações. Dependendo das condições do tráfego a viagem leva cerca de 2 a 3 horas com uma curta viagem de barco no final até ao nosso alojamento. Chegada ao Bilit Rainforest Lodge. Após um breve descanso, cerca das 16h, faça um passeio de barco no rio para observar a vida selvagem. As regiões mais baixas do rio Kinabatangan têm a maior concentração de vida selvagem no Bornéus. Durante o passeio poderá observar um dos habitantes nativos mais distintos e bizarros, o primata Proboscis, com o seu longo nariz e barriga. Regresso ao acampamento, jantar e alojamento.

6º Dia – RIO KINABATANGAN
Às 6h saída para um passeio de barco matinal pelo rio Kinabatangan e pelo lago Kelenanap Oxbow para observação de pássaros e outros animais selvagens. Regresso ao acampamento para o pequeno-almoço. De seguida poderá visitar a vila de Bilit e fazer uma tranquila caminhada pela povoação de Orang Sungai com o guia local. Almoço no lodge. Ao final da tarde participe noutro passeio de barco no rio à procura mais vida selvagem. Regresso ao acampamento, jantar e alojamento.

7º Dia – BILIT (RIO KINABATANGAN) / SANDAKAN
Pequeno-almoço no lodge. Ao início da manhã transporte de Bilit a Sandakan para um passeio por esta cidade. Durante o passeio será dado destaque ao templo budista Puh Jih Shih, donde se tem uma vista deslumbrante sobre a Baía de Sandakan; o Mercado central de Sandakan, com enorme variedade de artesanato local, pérolas e muito mais; e a povoação flutuante de Sim Sim, com as casas construídas sobre palafitas. Após a vista transporte para o Sabah Hotel Sandakan (4*) ou similar. Alojamento.

8º Dia – SANDAKAN / KOTA KINABALU
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto de Sandakan. Formalidades de embarque e partida em voo da Malaysia Airlines de regresso a Kota Kinabalu. Chegada ao final da manhã, receção e transporte para o Hotel Shangri-La La Rasa Ria (5*) ou similar.

9º Dia – KOTA KINABALU (PRAIA)
Estadia no hotel em regime de alojamento e pequeno-almoço. Dias livres para descansar, aproveitar da extensa praia em frente ao hotel, dos seus serviços ou participar nalguma atividade disponível.

10º Dia – KOTA KINABALU / KUALA LUMPUR / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre, direito à ocupação do quarto até às 12h. Em hora a determinar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Kuala Lumpur. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.

11º Dia – LISBOA ou PORTO
Chegada Portugal ao final da tarde.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para o percurso Lisboa ou Porto / Cidade de Ligação / Kuala Lumpur / Kota Kinabalu e volta, em voos regulares, com direito ao transporte de 23 Kg de bagagem (1 mala);

Passagem aérea em classe económica para o percurso Sandakan / Kota Kinabalu, em voo Malaysia Airlines, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte do aeroporto aos hotéis e vice-versa;

6 noites de circuito conforme o itinerário na região de Sabah no Bornéu, com alojamento nos hotéis indicados ou similares, incluindo o pequeno-almoço;

7 Refeições (4 Almoços e 3 Jantares);

Todas as visitas e entradas mencionadas no itinerário acompanhadas por guia local falando inglês;

2 noites de alojamento no Hotel Shangri-La La Rasa Ria ou similar, incluindo o pequeno-almoço;

Assistência local pelo nosso representante;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM Plus3K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Bebidas às refeições;

Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras;

Taxa Malaia a pagar localmente nos hotéis (MYR 10 por quarto e noite).

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações até à data da emissão dos documentos em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.

Taxa Malaia a cobrar directamente no momento do check-in, MYR 10 por quarto e dia.