Sulawesi, Bali e Jogjakarta desde 3219.00

Deixe-se surpreender com os magnficos templos, arrozais, vulces e praias exticas, bem como pela hospitalidade e doura do povo indonsio.
Visto Obrigatrio

1 - Requisitos de entrada

Visto de entrada obrigatório para a Indonésia (eVOA, pode ser tirado no aeroporto à chegada, cerca de USD35. Necessário efetuar o registo prévio na app molina-imigrasi.go.id como pré-condição para as viagens internacionais).

2 - Vacinas

Recomenda-se a marcação de uma consulta do viajante antes uma deslocação à Indonésia. Deve consumir água engarrafada, já que a água da torneira não é potável, e evitar o consumo de saladas e vegetais crus e de gelo. É aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e assistência hospitalar.

3 - Moeda

A moeda oficial é a Rupia indonésia (IDR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura nos grandes centros urbanos e nos locais turísticos.

4 - Idioma

A língua oficial é indonésio.

5 -  Diferença Horária

UTC/GMT +07 a +09

6 - Eletricidade

230 V / 50 Hz, tomadas tipo C e F

7 - Clima

O clima da Indonésia é tropical, com duas estações distintas, a seca e a húmida. A melhor época do ano para visitar a Indonésia é na estação seca (Junho a Outubro) quando o sol brilha em abundância. Os óculos escuros e o protector solar são indispensáveis nesta época do ano. Durante a estação húmida, os guarda-chuva estão à venda em todo o lado na Indonésia, a preços muito baratos, pelo que não é necessário levar na bagagem.

Itinerrio

1º Dia – LISBOA ou PORTO / DENPASAR
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Denpasar, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.

2º Dia – DENPASAR
Chegada ao final da tarde a Denpasar, receção e transporte para o hotel selecionado na zona de Sanur-Nusa Dua. Alojamento.

3º Dia – DENPASAR / MAKASAR
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Makasar. Chegada ao início da noite ao Aeroporto Hasanuddin em Makasar, receção e transporte para o Hotel Aston Makasar (Cat. Standard) ou para o Hotel Arya Duta Makasar (Cat. Superior) ou similares. Makasar é a maior cidade do leste da Indonésia e é a capital da província de Sulawesi do Sul. É berço de vários grupos étnicos, que foi anteriormente conhecida como Ujung Pandang e onde se destaca o Forte Roterdão, um bastião bem conservado do Sultanato de Gowa, que remonta ao séc. XVII, assim como o típico porto piscatório de Paotere. Jantar e alojamento.

4º Dia – MAKASAR / BIRA
Pequeno-almoço no hotel. Iniciamos o dia com a visita ao icónico marco histórico de Makasar, o Forte Roterdão. Este antigo forte colonial holandês data de 1667 e serviu como centro do poder colonial em Sulawesi. Atualmente alberga o Museu Lagaligo, tendo duas áreas, uma dedicada à etnologia da ilha e outra à sua história. A próxima paragem será Paotere, o antigo porto de Makasar, onde podemos ver as conhecidas escunas Phinisi ou Bugis. Após a visita da cidade de Makasar seguimos para a maravilhosa praia de Tanjung Bira, passando por Bantaeng. Paragem no caminho para se visitar os construtores de barcos em Tana Beru. Aqui podemos tomar conhecimento sobre o comércio e ver em primeira mão como os Bugineses constroem as famosas escunas. Almoço em restaurante. Chegada a Bira ao final da tarde e transporte para o Hotel Bara Beach (Cat. Standard e Cat. Superior) ou similar. Jantar e alojamento.

5º Dia – BIRA / WATAMPONE / SENGKANG
Pequeno-almoço no hotel. Hoje será um dia longo (220 Km, cerca de 8h), mas rico em cultura. Ao longo da viagem paramos em Watampone, a capital de Bone, um antigo reino e o centro do poder político de Bugis. Aqui visitaremos o Museu de Andi Mappasisi para ver a herança do Reino de Bugis e descobrir as histórias das antigas famílias reais. De seguida partimos para Sengkang, onde iremos saber mais sobre a vida local e aprender tudo sobre a importante indústria de tecelagem da seda. Oportunidade para contactar com os tecelões e conhecer esse artesanato tradicional. Almoço em restaurante. Chegada a Sengkang ao final da tarde, jantar e alojamento no Hotel Sermani Sengkang (Cat. Standard e Cat. Superior) ou similar.

6º Dia – SENGKANG / PALOPO / RANTEPAO / TORAJA
Após o pequeno-almoço no hotel, seguimos para o Lago Tempe e embarque numa embarcação tradicional para explorar a vida no lago. Esta vasta área de água doce está repleta de vida, incluindo pássaros aquáticos, peixes, canaviais e nenúfares. É também o local onde poderemos encontrar várias casas flutuantes típicas desta região, ficando assim com uma ideia de como a vida é vivida na água. De seguida, por estrada dirigimo-nos para Toraja (cerca de 198 Km), passando por várias charmosas povoações Buginesas, onde poderemos ver os seus habitantes e conhecer os seus hábitos. Almoço em restaurante. Ao final da tarde chegada a Rantepao e transporte para o Hotel Missiliana Toraja (Cat. Standard) ou para o Hotel Heritage Toraja (Cat. Superior) ou similares. Resto da tarde livre. Rantepao é uma cidade pitoresca e capital da região Norte de Toraja. Passeio a pé para explorar a zona típica da cidade. Jantar e alojamento no hotel.

7º Dia – TORAJA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã partimos à descoberta das terras altas de Toraja para conhecer tudo sobre os rituais funerários, únicos, do grupo étnico da região. A primeira paragem do dia será em Lemo, onde podemos admirar uma escarpa agreste que contem 75 pequenos buracos esculpidos à mão, com coloridas efígies de mortos que datam do séc. XVI. Seguimos depois para Londa, que alberga um antigo cemitério de cavernas. Aqui, os mortos são enterrados em uma parede da caverna ingreme com bonecos de madeira, que se acredita representarem os mortos. Almoço em restaurante. O dia terminará com a visita à tradicional povoação de Kete Kesu na região Toraja, famosa pelas esculturas em madeira, pelas suas casas projetadas em forma de barcos e que se acredita assim ajudem a transportar os espíritos para o céu. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.

8º Dia – TORAJA
Pequeno-almoço no hotel. Saída do hotel com destino a Batutumonga, um local espetacular localizado nas encostas do Monte Sesean, a montanha mais alta de Toraja. Este pico possui uma vista deslumbrante dos vales circundantes e extensos lagos. Possibilidade de dar um passeio ao longo dos trilhos que serpenteiam os imensos arrozais e campos agrícolas, para ter uma ideia da vida quotidiana dos habitantes locais. Almoço em restaurante. De tarde, visita da povoação de Pallawa, no cimo da colina, para ver o seu casario típico, os celeiros de arroz e os celeiros Tongkonan. A última paragem do dia é em Sa’dan, onde se encontra um centro das comunidades de tecelões de Rantepao, para conhecer o artesanato tradicional e o trabalho dos tecelões. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.

9º Dia – RANTEPAO / MAKASAR / DENPASAR
Comece o dia com um nascer do sol espetacular (sujeito às condições climatéricas) antes do pequeno-almoço no hotel. De seguida partida para uma viagem de aproximadamente 8h (350 Km) de regresso a Makasar. Assim termina a “imersão” na rica cultura e beleza natural de Makasar, Bugis e Toraja. Neste último percurso podemos ainda observar as paisagens ondulantes de Sulawesi. Breve paragem em Parepare para almoço em restaurante. Chegada ao Aeroporto de Hasanuddin em Makasar. Formalidades de embarque e partida em voo da Garuda com destino a Denpasar, capital da ilha de Bali. Chegada, receção e transporte para o hotel selecionado. Alojamento.

10º Dia – BALI
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre nesta encantadora ilha. Sendo uma das ilhas mais pequenas do arquipélago que constitui a Indonésia, a sua localização no trópico oferece tudo o que se possa desejar para umas férias de sonho.

11º Dia – DENPASAR / JOGJAKARTA
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a determinar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Jogjakarta. Chegada, receção ao Hotel Prima Plaza ou Hotel The Manohara (Cat. Standard); ou ao Hotel Swiss Belboutique ou Hotel Melia Purosani (Cat. Superior); ou ao Hotel Melia Purosani ou hotel The Phoenix (Cat. Deluxe). Alojamento. 

12º Dia – JOGJAKARTA / BOROBUDUR / JOGJAKARTA
Pequeno-almoço no hotel e saída cerca das 4h da manhã em direção a Borobudur. Chegada a Phuntuk Setumbu, e prepare-se para uma experiência inesquecível, o nascer do Sol junto ao templo de Borobudur. Este templo, construído no séc. VIII, é a maior expressão artística do início da religião Budista, combinando arte e arquitetura, de modo a criar uma das Maravilhas do Mundo, e declarado Património Mundial da UNESCO. Após esta experiência maravilhosa, partida para a povoação de Candirejo, situada a cerca de 2 Km de Borobudur. Trata-se de uma aldeia tradicional Javanesa, e aqui poderá descobrir e experienciar os hábitos e tradições populares, assim como a agricultura da região. Regresso ao hotel e resto da tarde livre. Alojamento.

13º Dia – JOGJAKARTA / PRAMBANAN / JOGJAKARTA
Pequeno-almoço no hotel. A manhã será dedicada a conhecer e explorar a riquíssima vida e cultura de Jogjakarta. Destaque para o Kraton, também conhecido pelo Palácio do Sultão. De seguida visita a uma fábrica de artesanato e lojas típicas. De seguida partida para o maior templo hindu da Indonésia, o templo de Prambanan, dedicado aos deuses Candi Shiva Mahadeva, Candi Brahma e Candi Vishnu, erigido no séc. IX, quando Java era reinada por Hindu Sanjayas do antigo reino de Mataran. Próximo, encontrará ainda os santuários de Candi Plaosan e Cande Sewu. Regresso ao hotel e resto da tarde livre. Alojamento.

14º Dia – JOGJAKARTA / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo da Garuda com destino a Jakarta. Chegada, levantamento da bagagem e mudança para o terminal internacional. Formalidades de embarque e partida em regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.

15º Dia – LISBOA ou PORTO
Chegada a Portugal ao final da manhã ou da tarde dependendo da companhia aérea utilizada.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para o percurso Lisboa ou Porto / Cidade de Ligação / Denpasar – Jakarta / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulares, com direito ao transporte de 23 Kg de bagagem (1 mala);

Passagem aérea em classe económica para o percurso Denpasar / Makasar / Denpasar / Jogjakarta / Jakarta, em voo da Garuda, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte dos aeroportos aos hotéis e vice-versa;

Estadia de 06 noites em Sulawesi, nos hotéis da categoria selecionada, em quarto com casa de banho, incluindo o pequeno-almoço;

Estadia de 01 + 02 noites em Bali, no hotel selecionado, em quarto com casa de banho, incluindo o pequeno-almoço;

Estadia de 03 noites em Jogjakarta, nos hotéis da categoria selecionada, em quarto com casa de banho, incluindo o pequeno-almoço;

12 Refeições (6 Almoços e 6 Jantares);

Visitas indicadas em Sulawesi e Jogjakarta acompanhadas por guia local falando inglês;

Assistência local pelo nosso representante;

IVA, taxas hoteleiras, de turismo e serviço;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM Plus3K+COVID19 OT+CIV B.
 

No inclui:

Bebidas às refeições;

Gratificações (bagageiros e motoristas);

Despesas de carácter pessoal e tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Visto de entrada na Indonésia (eVOA, pode ser tirado no aeroporto à chegada, cerca de USD35. Necessário efetuar o registo prévio na app molina-imigrasi.go.id como pré-condição para as viagens internacionais).

Notas:

Nota Importante: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações até à data da emissão dos documentos em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.

Visto Obrigatório