Belezas do Bltico | 8 Dias desde 1236.00

O ouro do Bltico a melhor forma de designar a riqueza deste circuito que nos oferece uma amostra das jovens capitais blticas. As capitais Blticas esforam-se por se emanciparem, revelando personalidade prpria e fazendo relatos de tempos lendrios. Cidades e povos bem simpticos, belos castelos, lagos, palcios e com uma arquitetura de arte nova que surpreende.

Lituania, Letónia e Estónia

1 - Requisitos de entrada

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país.

2 - Vacinas

Não é necessário a toma de qualquer de vacinas. O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos.

3 - Moeda

A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.

4 -  Diferença Horária

UTC/GMT +3 hora

5 - Eletricidade

220 V e 125 V, 50 Hz 

6 - Clima

Com variações térmicas consideráveis. Os verões são quentes e a primavera e o outono são geralmente suaves. O inverno, que vai de novembro a meados de março, pode ser bastante frio. A melhor época para visitar a estes paises é no final da Primavera e no Verão (Maio a Setembro), que são os meses mais quentes, embora possam ocorrer aguaceiros neste período. Sendo esta a época do ano mais chuvosa, é aconselhável levar guarda-chuva e impermeável na bagagem, mas também um agasalho, já que pode arrefecer nalgumas noites de Verão. Se o factor mais importante for a beleza da paisagem, então as estações da Primavera e do Outono são as mais fascinantes, dadas as cores que cobrem todo o território.

Itinerrio

1º Dia – PORTO ou LISBOA / VILNIUS   
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Vilnius, via uma cidade de ligação. Chegada e transporte por conta própria para o Hotel Radisson Blu Lietuva (4*) ou similar (consultar suplemento de transfere). Alojamento.

2º Dia – VILNIUS
Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita panorâmica da capital da Lituânia, fundada em 1323 pelo Grão-Duque Gediminas. A cidade foi durante séculos uma encruzilhada de caminhos e entreposto comercial. Por ela passaram os comerciantes de Hansa, assim como diferentes povos invasores que ocuparam o país ao longo da sua história: alemães, polacos, suecos, russos… Vilnius foi também quartel-general dos exércitos franceses de Napoleão quando este tentou invadir a Rússia. Esta influência multicultural deixou as suas marcas tanto ao nível da arquitetura da cidade, como na diversidade das suas igrejas, ortodoxas, católicas e protestantes. Durante a visita panorâmica poderá admirar o magnífico bairro antigo, a Catedral de Vilnius, a Igreja de Pedro e Paulo, a Igreja de Santa Ana, a Universidade fundada em 1579, uma das mais antigas da Europa de Leste, a Torre do Castelo de Gediminas e a Porta de Alba. De tarde poderá optar por participar numa excursão opcional a Trakai, a capital medieval da Lituânia, com o Castelo de Trakai, localizado numa ilha no meio do Lago Galve. Alojamento.

3º Dia – VILNIUS / SIAULIAI / RUNDALE / RIGA
Após o pequeno-almoço no hotel, saída em direção a Siauliai para se visitar a misteriosa “Colina das Cruzes”, onde os peregrinos se deslocavam para colocar as suas cruzes e terços, desde o séc. XIV, como sinal de identidade religiosa e nacional. Continuação da nossa viagem. Após a passagem da fronteira com a Letónia, chegaremos a Rundale. Visita ao Palácio de Rundale, construído em 1740 por Bartolomeu Rastrelli, principal arquiteto de São Petersburgo, por ordem do Duque da Curlândia, Ernest Johann Von Biron. É um belíssimo exemplo de estilo barroco, hoje em dia usado pelas autoridades do país para alojar chefes de Estado estrangeiros. Chegada a Riga e alojamento no Hotel Radisson Blu Latvija (4*) ou similar.

4º Dia – RIGA
Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã visita panorâmica da capital da Letónia, a maior e mais cosmopolita das 3 capitais bálticas. Situada nas margens do rio Daugava ou Dvina, a 10km do mar Báltico, Riga foi fundada pelo arcebispo de Bremen, Albert Von Buxhoeveden, chegado aqui em 1201, à frente de um exército para converter à força as tribos bálticas ao cristianismo. Após a sua ocupação pelo czar Pedro “o Grande” em 1721, Riga sofreu um grande desenvolvimento económico, chegando a ser a terceira cidade do Império Russo. Depois de um breve período de independência (1920-1940), Riga foi incorporada na União Soviética juntamente com as 3 repúblicas bálticas. Capital da Letónia independente desde 1991, a cidade recuperou o seu antigo esplendor. As suas calçadas, perfeitamente conservadas, preservando o ambiente medieval que a caracteriza. Visita do Castelo de Riga; da Catedral de Domo, a maior dos países bálticos, joia gótica construída em 1211; a Igreja de São Pedro; os Portões Suecos; as Casas dos Grémios; e o Monumento à Liberdade. De tarde poderá optar por uma excursão opcional Jurmala, região costeira com as belíssimas praias de areia fina e famosa pela sua típica e particular arquitetura em madeira. Alojamento.

5º Dia – RIGA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída à descoberta da Letónia medieval, com Sigulda, preciosa cidade situada no Parque Nacional Vale de Gauja, um dos mais belos locais da Europa Central. Visita do Parque de Gauja, fundado em 1973 para proteger a excecional beleza da região; do Castelo de Turaida, construído em 1214, sobrevivente de numerosas guerras, incêndios e destruições. Continuação da viagem com visita das misteriosas grutas de Gutmanis. Regresso ao hotel e tarde livre.  Alojamento.

6º Dia – RIGA / TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção à cidade costeira de Parnu, situada 130km a sul de Tallinn, na foz do rio Parnu, nas margens do mar Báltico, e conhecida como a “capital de verão” da Estónia devido à sua grande animação durante o período estival. O resto do trajeto até Tallinn será por entre os bosques verdejantes do norte da Estónia. Chegada a Tallinn e alojamento no Hotel Radisson Blu Olympia (4*) ou similar.

7º Dia – TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da capital da Estónia. Ainda que haja vestígios de civilização desde o segundo milénio AC, a cidade foi oficialmente fundada em 1219 pelos invasores dinamarqueses, o que explica o seu nome, que em estónio significa “cidade de dinamarqueses”. Seguiram-se os cavaleiros teutónicos, de origem alemã, cujos descendentes configuraram o principal núcleo de população até finais do séc. XIX. Apesar de fazer parte da Suécia a partir de 1561 e da Rússia a partir de 1710, a maioria da população continuava a ser alemã, o que influenciou tanto na arquitetura como na religião, maioritariamente luterana. Após a independência, recuperada em 1991, a cidade foi restaurada e é atualmente uma das mais belas capitais europeias. Admiraremos o bairro antigo medieval, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, dividido em 3 zonas: Toompea, ou a “colina da catedral”; a Cidade Velha; e a Cidade Estónia. Apreciaremos a beleza imponente da Catedral ortodoxa Alexander Nevsky, construída em 1900; e do Castelo de Toompea, sede do Parlamento estónio. De tarde poderá optar por participar numa visita opcional ao Parque de Kadriorg e a Kumu, o novo Museu de Arte da Estónia. Alojamento.

8º Dia – TALLINN / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Transporte para o aeroporto por conta própria, onde deverá comparecer 120 minutos antes da hora prevista para a partida do voo (consultar suplemento de transfere). Formalidades de embarque e saída em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao final do dia.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Cidade de Ligação / Vilnius – Tallinn / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

7 Noites de alojamento em hotéis de 4* incluindo o pequeno-almoço;

Todas as visitas mencionadas no itinerário acompanhadas por guias locais falando espanhol;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagem PVFM Plus2K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Gratificações (bagageiros, motoristas, guias e restaurantes);

Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa;

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Notas Importantes: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.