Crocia, Bsnia e Eslovnia desde 1428.00

Crocia um pas da Europa Oriental com um longo litoral no Mar Adritico, abrangendo mais de mil ilhas. Sua capital Zagreb, distingue-se pela sua rea medieval conhecida por Gornji Grad. A principal cidade costeira, Dubrovnik, com extensas muralhas do sculo XVI que circundam a Cidade Velha, rica em edifcios gticos e renascentistas.

1 - Requisitos de entrada

A Croácia não integra o Espaço Schengen. Pode entrar e permanecer na Croácia até um período máximo de três meses, sem visto, mediante a apresentação de cartão de cidadão válido. O passaporte é naturalmente aceite, mas não é obrigatório para viajar para e na Croácia. A passagem no posto fronteiriço bósnio de Neum com direção a Dubrovnik, pode ser feita igualmente mediante a apresentação de cartão de cidadão válido.

2 - Vacinas

O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Croácia. Através deste cartão terá direito a utilizar os mesmos serviços públicos de cuidados de saúde, nas mesmas condições e com os mesmos custos que os cidadãos croatas.

3 - Moeda

A moeda oficial é a Kuna croata (HRK), dividida em 100 lipa. A moeda estrangeira pode ser trocada em moeda local em bancos, casas de câmbio e balcões dos correios, em conformidade com a taxa de câmbio do dia. Geralmente são aceites todos os principais cartões de crédito (American Express, Diners, Visa e Eurocard/Mastercard), bem como Eurocheques (depois de trocados nos bancos). Aceder a dinheiro através de balcões ATM é também possível nas principais cidades e nos mais importantes centros turísticos da Croácia. Recorda-se, entretanto, que o euro não é aceite como moeda de pagamento corrente pelo que todas as despesas têm de ser pagas em kunas, sejam em dinheiro seja por por via de cartão de crédito.

4 - Idioma

A língua oficial é o croata. Nos principais centros urbanos, e especialmente na população mais jovem, é possível a comunicação em inglês. O italiano (na área costeira e na região da Istria) e o alemão (na parte continental) do país, poderão mostrar-se igualmente úteis.

5 - Diferença horária

GMT/UTC +1 / Horário de Verão: GMT/UTC +2

6 - Electricidade

220 V / 50 Hz, tomadas eléctricas tipo C e F

7 - Clima

A melhor época para visitar a Croácia é nas estações da Primavera e do Verão. Os meses de Maio e Setembro, em particular, são ideais para actividades ao ar livre, com temperaturas agradáveis e muitas horas de sol. Julho e Agosto são os meses mais caros para viajar para a Croácia e os que recebem maior número de visitas de turistas.

Itinerrio

1º Dia – PORTO ou LISBOA / ZAGREB   
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Zagreb, via uma cidade de ligação. Chegada, receção e transporte para o Hotel Astoria Zagreb (4*) ou similar. Jantar (dependendo da hora de chegada do voo) e alojamento no hotel.

2º Dia – ZAGREB / BLED / LJUBLJANA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita de Zagreb, a capital da República da Croácia. A cidade foi erigida no local das antigas cidades gémeas de Gradec, do séc. XIII e a medieval Kaptol, numa colina com vista sobre a planície do rio Sava. Em Kaptol, antigo assentamento religioso, destaca-se o Palácio Episcopal. Zagreb tem várias igrejas e palácios, góticos e barrocos, muito interessantes, entre os quais destacamos a Igreja de S. Marcos, com o seu teto multicolor ou a Catedral. Passeio pela parte histórica da cidade onde se encontram a igreja barroca de Sta. Catarina, o Parlamento e o Palácio do Governo. De tarde, partida com destino a Bled, pequena cidade nos Alpes Julianos, que poderia ser um cenário para um clássico conto de fadas. Com imensa beleza natural, Bled, juntamente com os seus arredores, está entre as mais belas estâncias alpinas, conhecida pelo seu ameno e curativo clima e pelo seu lago de águas termais. Destaque para a ilha no meio do lago com uma torre de igreja e o sino dos desejos, assim como o pitoresco castelo medieval, donde se tem uma maravilhosa panorâmica sobre toda a região do lago. Partida com destino a Ljubljana, capital da Eslovénia. Jantar e alojamento no Hotel Lev (4*) ou similar.

3º Dia – LJUBLJANA / PLITVICE
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica desta cidade, que no passado, durante vários séculos, foi regida pelos Habsburgos. A arquitetura elaborada e as colinas fortificadas refletem essa influência. Passeio pelas margens do rio Ljubljana, que corre através do centro da cidade, onde se encontra a Galeria Nacional, museus, monumentos e inúmeras lojas e galerias. Visita do Mercado Central, ao ar-livre; da Praça das Três Pontes; do edifício da Câmara, em estilo barroco; e da Fonte Robba. Continuação da viagem com destino à região dos lagos de Plitvice. Visita ao impressionante Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, composto por 16 lagos que estão ligados entre si por 92 quedas de água e cascatas. Tempo livre para desfrutar das belezas paisagísticas da região. Jantar e alojamento no Hotel Jezero Plitvice (3*Sup) ou similar.

4º Dia – PLITVICE / ZADAR / SPLIT
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida com destino a Zadar. Visita desta cidade com destaque para a igreja pré-românica de São Donato com aspeto de castelo; o Fórum romano, do séc. II aC; e a igreja de Sta. Anastasia. Continuação da viagem para Split. De tarde, visita panorâmica de Split, com especial destaque para o Palácio de Diocleciano, declarado Património Mundial da UNESCO, construído durante o séc. IV; dos vestígios da herança Romana; as magníficas estruturas do Renascimento e Gótico; o Templo de Júpiter; e o Peristilo. Jantar e alojamento no Hotel Dioklecijan (4*) ou similar.

5º Dia – SPLIT / DUBROVNIK
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida para Dubrovnik, talvez a cidade mais bela da Croácia, classificada Património da Humanidade pela UNESCO, e também conhecida por “Pérola do Adriático”. Após a chegada, visita a pé de Dubrovnik, a cidade antiga declarada Património da Humanidade pela UNESCO, onde veremos as peças mais importantes de arte medieval, como a Porta Pile, a grande fonte de Onofre, o Mosteiro dos Franciscanos e a Catedral. Jantar e alojamento no Hotel Valamar (4*) ou similar.

6º Dia – DUBROVNIK
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre em Dubrovnik. Recomendamos a excursão opcional à Ilha de Korcula e Montenegro. Jantar e alojamento no hotel.

7º Dia – DUBROVNIK / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao final do dia.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Cidade de Ligação / Zagreb – Dubrovnik / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa;

6 Noites de alojamento nos hotéis indicados (3*Sup|4*) ou similares incluindo o pequeno-almoço;

6 Jantares;

Todas as visitas mencionadas no itinerário acompanhadas por guias locais falando inglês;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM2K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Bebidas às refeições;

Gratificações (bagageiros, motoristas, guias e restaurantes);

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações até à data da emissão dos documentos em caso de significativas oscilações de custos de combustível e/ou taxas.