Fim de Ano na Lapnia desde 5399.00

Disfrute de uma experincia nica na Lapnia, no Circulo Polar rtico, onde o espera uma viagem que combina algumas das atividades de Inverno mais fascinantes e estimulantes da regio. Sem dvida uma maneira diferente de festejar a passagem do ano.

1 - Requisitos de entrada

A partir do dia 1 de Julho os procedimentos fronteiriços para a entrada de pessoas na Finlândia passaram a realizar-se de forma idêntica à que vigorava antes da pandemia de Covid-19, devendo os viajantes apresentar documentos de viagem válidos e, se necessário, vistos.

Deixou de ser necessário apresentar certificados de vacinação ou de realização de testes negativos à Covid-19 os quais deixaram, também, de ser realizados nos postos de fronteira.

As orientações gerais da Guarda de Fronteiras para os viajantes estão acessíveis aqui: https://raja.fi/en/guidelines-for-travellers

Apesar dos documentos não serem inspecionados quando se atravessa uma fronteira interna da área Schengen, continua a ser necessário para todos os cidadãos da UE, portugueses incluídos, o viajar com passaporte ou cartão de cidadão/bilhete de identidade. As Autoridades (polícia, serviços de imigração, guarda-fronteiras) dos Estados Schengen têm o direito, caso seja necessário, de pedir e inspecionar os documentos de identificação.

2 - Vacinas

Em geral o sistema de saúde finlandês é bom.

São aplicadas as regras comunitárias. O formulário E111 já não é válido e, no seu lugar, deve ser obtido, antes de sair de Portugal, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que pode ser pedido junto do seu Centro Distrital de Segurança Social.

Informações médicas 24 horas: ligue 00358 910023 ou consulte: www.0910023.fi.
Intoxicações: em caso de emergência ligue 471977.

Embora não sejam exigidos certificados internacionais de vacinas aos viajantes, antes de viajar certifique-se de que todas as vacinas adequadas estão em dia.

3 - Moeda

A unidade monetária é o euro.

Os Bancos estão abertos
- de 2.ª a 6.ª feira das 10h às 16.30h;
- no aeroporto, todos os dias das 10h às 16.30h (na área de serviços do T2);
- no terminal marítimo de Helsinki-Katajanokka das 9h às 18.00h.

Para levantar dinheiro em caixas automáticas, procure:
- um letreiro com indicação OTTO.

Na Finlândia são geralmente aceites os seguintes cartões: Visa, Visa Electron, MasterCard, Maestro, Cirrus e Plus.

4 - Língua

Existem duas línguas oficiais: o finlandês - falado por 91% da população - e o sueco - falado por 5,4%. Na Lapónia existe uma pequena minoria, cerca de 1700 pessoas, que falam o lapão (sámi).

Nos grandes centros o turista fluente em inglês não encontrará grandes dificuldades em se fazer compreender.

5 - Diferença horária

GMT/UTC +2

6 - Eletricidade

230V /  50 Hz, tomadas tipo C e F

7 - Clima

Situada entre as latitudes 60° e 70° Norte, a Finlândia tem verões moderadamente quentes e Invernos frios. Helsínquia, situada na costa sul tem uma temperatura máxima média de +17,6ºC (Julho) e de -4ºC (Fevereiro). Ocasionalmente as temperaturas podem subir no verão aos +30°C ou o termómetro descer no Inverno para –25°C. Em 2014 as temperaturas extremas foram, para o dia mais frio, -40.7ºC em Utsjoki, e para o dia mais quente +32.8ºC em Pori.

Itinerrio

1º Dia (27 Dez) – LISBOA / IVALO / SAARISELKA
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora da partida. Formalidades de embarque e saída em voos regulares com destino a Ivalo, via uma cidade de ligação. Chegada ao aeroporto de Ivalo e transporte regular para o Santa’s Hotel Tunturi (4*). Durante o check-in peça a carta de boas-vindas do nosso agente local, onde encontrará a indicação da hora de encontro com o guia local, o qual disponibilizará o seu equipamento térmico.  Saariselka, situada no extremo norte da Lapónia finlandesa é onde se encontra a conhecida povoação de Inari-Saariselka. Parques nacionais, zonas de lagos, rios e colinas oferecem uma variedade de alternativas e atividades durante todo o ano. Durante os meses de Inverno existe ainda a possibilidade de observar a famosa dança da Aurora Boreal. Em Inari e noutras povoações da região, a cultura Sami continua a ser muito evidente na vida quotidiana e é onde se encontra a verdadeira Lapónia. Alojamento.

2º Dia (28 Dez) – SAARISELKA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, prepara-se para uma atividade ao ar livre, seguindo a tradição dos Samis. Será um “safari” com raquetes de neve, de aproximadamente 1h30, através dos extensos bosques da Lapónia, cobertos de neve. Á medida que explora a natureza da região descobrirá as suas colinas e Urho Kekkonen, o parque nacional que rodeia Saariselka. No regresso ao hotel o guia dirá onde poderá degustar uma riquíssima sopa finlandesa. De tarde, recomendamos uma sauna para relaxar os músculos depois da sua atividade matinal. Alojamento.

3º Dia (29 Dez) – SAARISELKA / SANTA’S IGLOOS
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, a aventura na Lapónia continua, em direção ao fantástico Santa’s Igloos, situado a cerca de 10 Km de Rovaniemi. Durante o trajeto visitaremos um dos mais interessantes pontos da viagem. Irá conhecer uma quinta de renas, as tradições Samis, a importância que as renas têm na vida dos locais. De seguida, em trenos de 2 lugares, disfrutará de uma breve experiência neste meio de transporte puxado por renas, através da paisagem branca, sobre o lago e pelo bosque. Almoço típico na quinta. Continuação da nossa viagem através dos bosques brancos até se chegar ao Artic SnowHotel, para alojamento num igloo de vidro. Desfrute do calor e conforto do seu igloo com teto de vidro, em forma de cúpula, a partir do qual poderá, caso o tempo assim o permita, observar a Aurora Boreal e milhares de estrelas deitado na sua cama. Jantar típico da região da lapónia.

4º Dia (30 Dez) – SANTA’S IGLOOS / ROVANIEMI / ALDEIA DO PAI NATAL / ROVANIEMI
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, viagem de autocarro até à conhecida cidade de Rovaniemi. Após a chegada, check-in no Santa’s Hotel Santa Claus (4*). De seguida seguimos para um acampamento de cães husky. O responsável do acampamento falará sobre a vida e criação destes animais do Ártico. Oportunidade para interagir e tirar fotografias com estes carinhosos animais. De seguida, e após uma breve explicação, poderá conduzir um trenó puxado por huskys. No final é tempo de degustar umas saborosas salsichas locais, preparadas sobre as brasas, acompanhadas com pão da lapónia. Terminaremos o nosso almoço picnic com umas deliciosas panquecas típicas da região. O passeio continuará com a visita à mundialmente famosa Aldeia do Pai Natal, construída sobre o Círculo polar Ártico. Visita à casa do Pai Natal onde ele dará as boas-vindas. Regresso a Rovaniemi e ao hotel. Poderá optar por terminar a noite com a experiência única de uma sauna finlandesa (incluída). Alojamento.

5º Dia (31 Dez) – ROVANIEMI
Pequeno-almoço no hotel. Dia livre em Rovaniemi. Às 16h oportunidade para as crianças enfeitarem com decorações a árvore do Pai Natal. Pelas 18h receção do Pai Natal no hotel. Os hóspedes poderão entregar uma lembrança ao Pai Natal, para que ele depois entregue aos respetivos filhos. Jantar de gala de Réveillon (das 19h-22h, incluindo aperitivo, um copo de vinho, cerveja ou refrigerante por pessoa). Aconselhamos, opcionalmente depois do jantar, a participar na inesquecível festa de Fim de Ano, num local especial a cerca de 20 minutos da cidade, na mágica fronteira do Círculo Polar Ártico (das 22h-01h, custo aproximado € 106 por pessoa, requer reserva antecipada). Alojamento.

6º Dia (01 Jan) – ROVANIEMI / KEMI / ROVANIEMI
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída de Rovaniemi em direção à cidade de Kemi, onde nos espera um dia pleno de atividades. Após a chegada e caso as condições climatéricas tenham permitido, visita ao impressionante Castelo de Neve, com um tobogã e esculturas de neve. Almoço no restaurante Seaview. De seguida, embarque no barco quebra-gelo Sampo para um cruzeiro de 3h (14h-17h) no norte do Golfo de Botnia, sem dúvida um dos pontos altos da sua aventura invernal. Esta magnifica experiência inclui uma visita ao navio, sala das máquinas e ponte de comando. No meio do maior campo de gelo da Europa, terá a oportunidade de mergulhar no mar e flutuar, com fatos especiais térmicos, adequados para esta atividade (incluindo o certificado desta atividade assinado pelas autoridades do navio). Regresso a Rovaniemi ao final da tarde. Alojamento.

7º Dia (02 Jan) – ROVANIEMI / LISBOA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã transporte em autocarro regular para o aeroporto, onde deverá comparecer 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e saída em voos regulares com destino a Lisboa, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao final do dia.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa / Cidade de Ligação / Ivalo – Rovaniemi / Cidade de Ligação / Lisboa, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte em autocarro regular do aeroporto ao hotel e vice-versa;

Do 2º ao 6º dia transporte em autocarro de turismo com ar-condicionado e Wi-Fi;

6 noites de alojamento em hotéis de 4* incluindo o pequeno-almoço;

2 Almoços e 2 Jantares;

Do 2º ao 7º dia guia local acompanhante falando inglês e espanhol;

Todas as visitas, excursões, atividades e entradas mencionadas no itinerário;

Roupa térmica para as atividades/safaris de inverno mencionadas no programa;

Transporte de 1 mala de viagem e um malote de mão;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM5K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Bebidas às refeições para além das mencionadas;

Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);

Despesas de carácter pessoal e tudo o que não esteja como incluído de forma expressa.

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.