Costa Rica e Panam desde 2219.00

A Costa Rica e o Panam so dois pases centro-americanos, com costas no Mar das Carabas e no Pacfico. Embora sua capital, San Jos, albergue instituies culturais, a Costa Rica conhecida pelos seus vulces, biodiversidade e praias. Cerca de um quarto da sua rea composta de floresta protegida, repleta de vida selvagem. O Panam apesar de diferente, no deixa de ser a continuao da Costa Rica a nvel de floresta e biodiversidade, sendo sem dvida a regio de Bocas del Toro um dos pontos de maior interesse.
COSTA RICA
1 - Requisitos de entrada

É necessário passaporte com uma validade mínima de 3 meses. Não precisa de visto para estadias em turismo até 90 dias.

2 - Vacinas

Não é legalmente exigida qualquer tipo de vacina para entrar no país, porém as autoridades sanitárias recomendam aos visitantes estrangeiros a vacinação contra a febre-amarela, Consulte o seu médico caso vá viajar para este país.É aconselhável fazer um seguro de saúde que cubra o maior número de riscos possível no país de origem. Utilize apenas água engarrafada, evite o consumo de alimentos crus, e leve repelente de insectos e protector solar.

3 - Moeda

A moeda local é o cólon costa-riquenho (CRC). O dólar americano também é muito utilizado no contexto turístico. As caixas ATM estão distribuídas por todo o país, onde pode fazer o levantamento de dinheiro com um cartão Visa ou Visa Eletron. Os cartões de crédito são utilizados em hotéis, restaurantes, lojas e agências de viagens. Para trocar dinheiro utilize apenas os bancos (horário das 9h às 17h).

4 - Idioma

A língua oficial é o espanhol. O inglês é utilizado com frequência.

5 -  Diferença Horária

UTC/GMT -6

6 - Eletricidade

120 V / 60 Hz, tomadas tipo A e B

7 - Clima

A melhor época para visitar a Costa Rica é durante a estação seca, ou seja, entre Dezembro e Abril. Se pretender viajar entre Dezembro e Fevereiro faça a marcação das férias / alojamento com algum tempo de antecedência, pois este período é considerado época alta, tanto para o turismo local como para o turismo internacional. Os meses de Julho e Agosto também podem ser classificados de época alta devido à afluência de turistas provenientes da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá. O início e o fim da época das chuvas (Maio e Novembro) são períodos igualmente bons para visitar a Costa Rica, pois as condições meteorológicas ainda são adequadas para actividades ao ar livre e o preço dos alojamentos é mais baixo, o que permite poupar algum dinheiro na estadia.


PANAMÁ

1 - Requisitos de entrada

As fronteiras do Panamá estão abertas ao turismo internacional.

No passado dia 14 de setembro foram retiradas todas as restrições sanitárias por COVID-19 ( https://www.gacetaoficial.gob.pa/pdfTemp/29623/93860.pdf ), deixando assim de ser requerida apresentação de certificados de vacinação, PCR ou Antígeno a todos os viajantes que entrarem no território panamiano.

O passaporte deve ter uma validade nunca inferior a três meses.

Regime de Vistos: isenção de visto de turismo por um período inferior 90 dias.

2 - Vacinas

As principais cidades estão livres de malária, que é endémica em algumas regiões do país. Os casos de dengue estão a aumentar, especialmente, mas não exclusivamente, nas zonas rurais.

Segundo informação do Ministério da Saúde, têm sido registados casos de infeção pelo vírus Zika no país e o número de infetados tem vindo a aumentar. Os  casos mais recentes verificaram-se na Comarca de Guna Yala, parecendo que o vírus só se terá manifestado, por ora, naquela região. Entrada de turistas naquela comarca está por isso mesmo desaconselhada.

Recomenda-se a todos os cidadãos nacionais que se desloquem ao país a adotarem as medidas adequadas para a prevenção da epidemia deste vírus, nomeadamente o uso frequente de repelentes de insetos e a evitar as zonas afetadas.

Não é legalmente exigida qualquer tipo de vacina para entrar no país, porém as autoridades sanitárias recomendam aos visitantes estrangeiros a vacinação contra a febre-amarela, Consulte o seu médico caso vá viajar para este país.

3 - Moeda

A moeda local é a balboa panamiana (PAB). O dólar americano também é muito utilizado no contexto turístico. As caixas ATM estão distribuídas por todo o país, onde pode fazer o levantamento de dinheiro com um cartão Visa ou Visa Eletron. Os cartões de crédito são utilizados em hotéis, restaurantes, lojas e agências de viagens. Para trocar dinheiro utilize apenas os bancos (horário das 9h às 17h).

4 - Idioma

A língua oficial é o espanhol. O inglês é utilizado com frequência.

5 -  Diferença Horária

UTC/GMT -5

6 - Eletricidade

120 V / 60 Hz, tomadas tipo A e B

7 - Clima

O clima do Panamá é tropical e pode ser dividido em duas distintas regiões climáticas: a costa ao longo do Mar do Caribe e a costa ao longo do Oceano Pacífico. As duas regiões climáticas têm temperaturas, que variam entre 25°C e 32°C.

A costa do Panamá ao longo do Mar do Caribe é muito mais chuvosa que a costa do Pacífico. Além disso ao longo da costa do Caribe chove com a mesma intensidade durante todo o ano, enquanto ao longo da costa do Pacífico há uma estação seca entre Janeiro e Abril.

Devido ao clima tropical, que caracteriza todo o país, a humidade relativa do ar é muito alta em todo o país.

A temperatura do mar ao longo da costa do Oceano Pacífico e ao longo do Mar do Caribe é de 28 ° C durante todo o ano.

Itinerrio

1º Dia – PORTO ou LISBOA / SAN JOSÉ
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a San José, via uma cidade de ligação. Chegada, receção e transporte para o Hotel Sleep Inn (Cat. Turista) ou o Hotel Crowne Plaza (Cat. Superior) ou similares. Alojamento.

2º Dia – SAN JOSÉ / PARQUE NACIONAL TORTUGUERO
De manhã cedo saída em direção à costa do Caribe, através dos espetacular Parque Nacional Braulio Carrillo. Pequeno-almoço no restaurante Rio Danta em Guápiles. Continuação da viagem até ao molhe onde se embarcará no barco que o levará até ao Pachira Lodge (Cat. Turista) ou ao Laguna Lodge (Cat. Superior) ou similares, situados na zona de Tortuguero. Aqui se encontra o Parque Nacional Tortuguero, área de desova mais importante da Tartaruga Marinha Verde no sector oeste do Mar das Caraíbas. O parque contém uma rede única de canais naturais, que se utilizam para transporte e exploração. A sua flora e fauna são extremamente ricas, pelo que é possível observar a floresta húmida tropical em todo seu esplendor. Também se podem observar espécies exóticas como tucanos, macacos e crocodilos. Almoço no hotel. De tarde visita à pequena povoação de Tortuguero, com regresso a pé pela praia até ao lodge. Jantar e alojamento no hotel.

3º Dia – PARQUE NACIONAL TORTUGUERO
Pequeno-almoço no hotel. Caminhada pelos vários trilhos do hotel, que proporcionará a observação de borboletas, diversas espécies de rãs, iguanas e plantas medicinais. Almoço em restaurante. De tarde passeio pelos principais canais e pelos secundários, em pequenos barcos para assegurar uma boa visibilidade e aproximação às margens deste magnífico lugar. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.

4º Dia – PARQUE NACIONAL TORTUGUERO / PUERTO VIEJO
Pequeno-almoço no hotel. Partida de barco pelos canais até ao molhe de Guápiles. Almoço em restaurante. De seguida transporte até Puerto Viejo de Talamanca, na região do Caribe Sul da Costa Rica, uma das zonas que melhor conserva todo o encanto afro caribenho. Alojamento no Hotel Villas del Caribe (Cat. Turista) ou no Hotel Cariblue (Cat. Superior) ou similares.

5º Dia – PUERTO VIEJO 
Pequeno-almoço no hotel. De Puerto Viejo até à pequena povoação de Manzanillo, a arquitetura caribenha mantém-se presente. As pessoas que para aqui vieram têm procurado manter e respeitar esta cultura, adaptando as novas construções ao espírito local. Em relação às praias da zona, ficará surpreendido com a sua singular beleza e recifes, convidando a uma experiência de snorkelling por estes maravilhosos ecossistemas. Alojamento no hotel.

6º Dia – PUERTO VIEJO / SIXAOLA / BOCAS DEL TORO
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente, um representante local irá busca-lo ao hotel para efetuar a viagem ao destino paradisíaco de Bocas del Toro. Na povoação fronteiriça de Sixaola serão efetuados os normais procedimentos de imigração, após os quais seguimos no lado panamenho até ao porto de Almirante. Continuação da viagem, desta vez de barco, até à Ilha Colon em Bocas del Toro. Alojamento no Hotel Swan’s Cay (Cat. Turista) ou no Hotel Playa Tortuga (Cat. Superior) ou similares.

7º e 8º Dia – BOCAS DEL TORO
Pequeno-almoço no hotel. Dias inteiramente livres que poderá desfrutar das águas cristalinas e transparentes, típicas das praias do Caribe. Aconselhamos vivamente as visitas opcionais a Isla Pajaros, considerado um verdadeiro santuário de aves marinhas e zona de nidificação; a Boca Drago, o primeiro local onde Cristóvão Colombo pisou terra, zona ideal para mergulho ou snorkelling; e a Playa de las Estrellas, onde para além da magnifica praia, existem também inúmeros trilhos para serem explorados.

9º Dia – BOCAS DEL TORO / CIDADE DO PANAMÁ
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto local. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino à Cidade do Panamá. Chegada, receção e transporte ao Hotel Victoria Clarión & Suites (Cat. Turista) ou ao Hotel Tryp by Wyndham Panama Centro (Cat. Superior) ou similares. A Cidade do Panamá é o principal centro cultural e económico do país. OCanal do Panamá e o turismo são também grandes fontes de receitas para a economia da cidade. É uma cidade multicultural cheia de contrastes. A maioria dos principais monumentos e edifícios históricos encontram-se no centro, conhecido como Casco Viejo ou Casco Antiguo. Aqui se encontra o Palácio Presidencial, hotéis boutique e inúmeras opções gastronómicas, nacionais e internacionais. A Cidade do Panamá é famosa pela sua vibrante vida noturna, em particular nas zonas de Bella Vista, El Cangrejo e Calle 50. Alojamento no hotel. 

10º Dia – CIDADE DO PANAMÁ
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre para descobrir a capital do Panamá e seus arredores. Poderá optar por realizar uma das várias excursões opcionais disponíveis no local. Alojamento no hotel

11º Dia – CIDADE DO PANAMÁ / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Noite a bordo. 

12º Dia – LISBOA ou PORTO
Chegada a Portugal ao final da manhã.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Cidade de Ligação / San José - Cidade do Panamá / Cidade de Ligação / Porto ou Lisboa, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte de avioneta (de aproximadamente 12 lugares) de Bocas del Toro para a Cidade do Panamá;

Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa;

Alojamento nos hotéis da categoria selecionada ou similares, incluindo o pequeno-almoço;

5 Refeições (3 Almoços + 2 Jantares);

Transporte em viaturas de turismo com ar condicionado durante todo o circuito;

Visitas de acordo com itinerário;

Guia local acompanhante durante toda a viagem, falando espanhol;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM Plus3K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Bebidas às refeições;

Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras;

Taxa de saída do Panamá (cerca de USD 40);

ESTA de entrada nos Estados Unidos da América (Obrigatório).

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.