Etiópia | 8 Dias desde 3068.00 €
Visto Obrigatório
Os viajantes devem ser portadores de passaportes com a validade mínima de seis meses, à data da entrada na Etiópia. Os cidadãos da União Europeia necessitam de visto de entrada. Os vistos podem ser obtidos por via eletrónica através do site www.evisa.gov.et. Para os titulares de passaporte português é possível também obter o visto de turismo à chegada ao aeroporto internacional de Adis Abeba. É aconselhável chegar ao país com dólares ou euros, caso não tenha obtido o visto previamente, já que este tem de ser pago em divisas.
2 - Vacinas
Sugere-se uma consulta do viajante para obtenção de informação sobre vacinas recomendadas e precauções a observar durante a viagem. Na capital, dado o elevado nível de poluição, poderão manifestar-se reações alérgicas. A altitude poderá também ser sentida nos primeiros dias, nomeadamente através de níveis anormais de cansaço. Há também um risco de distúrbios gastrointestinais, sobretudo nos primeiros dias. A água distribuída através da rede pública não é potável, pelo que se recomenda o consumo de água engarrafada. A rede de farmácias em Adis Abeba é vasta, e é possível encontrar alguns medicamentos genéricos. Aconselha-se, no entanto, o viajante a trazer um estojo básico de medicamentos.
3 - Moeda
A moeda local é o Birr. A taxa de câmbio é atualizada regularmente e pode ser consultada no seguinte endereço de internet: www.bportugal.pt. O câmbio pode ser efetuado nos estabelecimentos bancários e nos principais hotéis de Adis Abeba e de outras cidades. Caso troque divisas em Birr, deve guardar o recibo pois sem ele não poderá trocar o dinheiro que sobre. Na Etiópia, a maioria das transações são feitas em moeda. No entanto, os principais estabelecimentos hoteleiros de Adis Abeba e agências de viagens aceitam cartões de crédito, sendo mais generalizado o cartão Visa. São frequentes as falhas de comunicação eletrónica no uso de cartões de crédito. Podem ser efetuados levantamentos em caixas multibanco (ATM) com cartões de débito ou crédito nacionais, embora os limites diários sejam na ordem dos 4000 ou 5000 ETB, dependendo dos bancos.
4 - Idioma
A língua oficial é o amárico, uma língua semítica, falada como primeira ou segunda língua por grande parte da população, em particular na capital. O inglês é, geralmente, falado pelas camadas da população urbana com maior nível de instrução. É a língua de comunicação para os visitantes.
5 - Diferença Horária
UTC/GMT +3 no Inverno e +2 no Verão
6 - Eletricidade
220 V / 50 Hz, tomadas tipo C, E, F e L
7 - Clima
Adis Abeba fica a 2400 metros de altitude e tem um clima temperado e seco, com exceção da estação das chuvas, entre Junho e Setembro. Durante a estação seca, as temperaturas durante o dia situam-se na ordem dos vinte graus, verificando-se uma importante variação térmica em relação à noite. Através do país existem as mais diversas regiões climáticas, desde áreas desérticas (nordeste e sudeste), savanas, florestas tropicais e diferentes microclimas de altitude.
Itinerário
1º Dia – LISBOA ou PORTO / ADDIS ABABA
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e saída em voos da Ethiopian Airlines com destino a Addis Ababa (escala técnica em Madrid). Noite a bordo.
2º Dia – ADDIS ABABA
Chegada a Addis Ababa de manhã cedo, receção e transporte para o Hotel Ramada Addis (4*) ou similar. Addis Ababa é a maior cidade da Etiópia e sua capital, fundada em 1886 por Menelik II. Addis Ababa, que em amárico significa “uma nova flor”, está localizada no centro do país, a 2.100-2.300 metros acima do nível do mar. É uma das capitais mais altas do mundo. É uma cidade agradável, com museus interessantes e um dos maiores mercados ao ar livre de África, o “Merkato”. Almoço em restaurante. De tarde, a visita começara com o Museu Arqueológico Nacional, um dos mais importantes da África Subsaariana, onde se encontram as ossadas de Lucy, acredita-se que seja a ancestral de toda a humanidade, com mais 3,5 milhões de anos. O museu possui inúmeras exposições que refletem a importância da Etiopia como o “Berço da Humanidade”. Continuação da visita com o Museu Etnográfico, com seções dedicadas ao artesanato local, regiões e povos. É o local ideal para começar a descobrir a rica diversidade étnica da Etiopia. Segue-se a visita à Catedral de São Jorge, que fica no extremo norte da Churchill Road. Projetada no tradicional formato octogonal, esta catedral foi construída em 1896 para comemorar a vitoria da Etiópia sobre os italianos na Batalha de Adwa. A catedral conta com obras do famoso artista etíope Afewerk Tekle. Após a visita regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
3º Dia – ADDIS ABABA / BAHIRDAR
Pequeno-almoço no hotel. Logo pela manhã, transporte para o aeroporto, formalidades de embarque e partida em voo da Ethiopian Airlines com destino a Bahirdar. Chegada a Bahirdar situada nas margens do Lago Tana. Receção e transporte para o Hotel Blue Nile Resort ou similar. Bahirdar é uma das cidades mais bem planeadas da Etiopia, que significa “à beira-mar”, e a terceira maior e indiscutivelmente a mais bela do país, capital do estado regional de Amhara. A cidade abriga mosteiros históricos, pousadas charmosas, mercados de peixes exóticos, belos lagos, e claro, as famosas Cataratas do Nilo Azul. Almoço em restaurante. Partida à descoberta da região do Lago Tana e a alguns dos 20 mosteiros existentes na zona. O lago Tana tem 37 ilhas, 30 das quais têm igrejas históricas e mosteiros. Durante o passeio terá oportunidade de visitar algumas das ilhas. Ura Kidane Mehret é um dos mais famosos mosteiros, com belos frescos e que alberga uma importante coleção de ícones religiosos do séc. XVI a XVIII. Caso o tempo permita, também poderá ser visitado o mosteiro Azwa Mariam, conhecido por seus manuscritos antigos, pinturas, cruzes e artefactos. Regresso ao hotel e resto da tarde livre. Jantar e alojamento no hotel.
4º Dia – BAHIRDAR / GONDAR
Pequeno-almoço no hotel. Em seguida continuamos a nossa viagem em direção à cidade de Gondar (cerca de 185 Km|3h). Gondar foi fundada pelo Imperador Fasilidas, e foi uma das primeiras capitais do Império da Abissínia. Nesta cidade existem uma dúzia de castelos construídos por vários imperadores ao longo de mais de 200 anos. Os castelos parecem mais Europeus que Africanos, e Gondar, é ainda conhecida como a Camelot Africana. Visita do Cerco Real e dos Banhos Reais de Fasilidas. Almoço em restaurante. De tarde, visita da Igreja Debre Birhan Selassie, declarada Património Mundial da UNESCO, construída no séc. XVIII por Iyasu I (neto do Imperador Fasilidas), com o interior decorado com belos frescos com anjos. Após as visitas transporte para o Hotel Gondar Hills Resort ou similar. Jantar e alojamento.
5º Dia – GONDAR / LALIBELA
Após o pequeno-almoço no hotel, transporte para o aeroporto, formalidades de embarque e partida em voo da Ethiopian Airlines com destino a Lalibela. Chegada à denominada Jerusalém Africana, situada a 2.600 metros de altitude. Em Lalibela existem 11 espetaculares igrejas que foram esculpidas na rocha, no séc. XII. Estas igrejas foram classificadas como uma das Maravilhas do Mundo, e reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Cada igreja tem um estilo arquitetónico único, todas estão soberbamente esculpidas e a maioria delas estão decoradas com pinturas em ótimo estado de conservação. A cidade inteira pode ser descrita como uma escultura dedicada à glória de Deus. Almoço em restaurante. De tarde, visita ao primeiro grupo de igrejas: Bet Medhane Alem, Bet Maryam, Bet Meskel, Bet Danaghel, Bet Debre Sina e Bet Golgotha, assim como do monólito isolado de Bet Giyorgis. De seguida participe de uma cerimónia tradicional do café. A cerimónia do café na Etiopia é parte integrante da vida social e cultural. É um importante ritual cultural transmitido de geração em geração. Após esta experiência transporte para o Hotel Mezena Lodge ou similar. Jantar e alojamento.
6º Dia – LALIBELA
Pequeno-almoço no hotel. Pela manhã visita de uma das igrejas nos arredores de Lalibela, situada a cerca de 40 Km, a conhecida Yimrehana Kirstos, construída numa caverna na encosta do monte Abuna Yosef, em estilo Axumita, semelhante à igreja de Debre Damo, com níveis alternados de madeira e pedra. É famosa a celebração anual do Rei e Santo Yimrehane Kirstos, que conta com a presença de dezenas de milhares de peregrinos de toda a Etiopia, tornando-se uma das peregrinações anuais mais alegres de Lalibela. É celebrado com enorme devoção, a congregação envolta em xailes brancos, cantado com alegria juntamente com os padres, acompanhado por tambores e vozes femininas respondendo num coro penetrante de ululações. Almoço em restaurante. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.
7º Dia – LALIBELA / ADDIS ABABA / PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte, formalidades de embarque e partida em voo da Ethiopian Airlines de regresso a Addis Ababa. Chegada, receção e início da visita da cidade com almoço em restaurante. Visita da Catedral da Santíssima Trindade, construída em 1945, famosa pelos seus vitrais que retratam cenas do Antigo e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. A também abriga os túmulos do falecido imperador e sua família. Segue-se a visita ao conhecido “Merkato”, o maior mercado aberto de África, onde praticamente todos os produtos possíveis estão à venda, de gado a computadores, ótimo local para quem gosta de regatear preços (encerra ao domingo). Transporte para o Hotel Ramada Addis (4*) ou similar, para descansar antes da viagem de regresso. Jantar de despedida em restaurante tradicional, com música e danças locais. De seguida, transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida ao final da noite em voo da Ethiopian Airlines com destino ao Porto (escala técnica em Madrid). Noite a bordo.
8º Dia – LISBOA ou PORTO
Chegada ao Porto ao início da manhã. Trânsito para quem tem como destino final Lisboa. Continuação da viagem e chegada ao final da manhã a Lisboa.
FIM DA VIAGEM
A ordem das visitas poderá ser alterada ou inclusivamente algum monumento ou museu poderá ser suprimido por motivos de força maior.
Inclui:
Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Addis Ababa e volta, em voos da Ethiopian Airlines, com direito ao transporte de 23 Kg de bagagem (1 mala);
Passagem aérea em classe económica para o percurso Addis Ababa / Bahirdar – Gondar / Lalibela / Addis Ababa, em voos da Ethiopian Airlines, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);
Transporte dos aeroportos aos hotéis e vice-versa;
5 Noites de alojamento nos hotéis indicados ou similares, em quartos com casa de banho, incluindo o pequeno-almoço;
Pensão completa, incluindo um refrigerante por pessoa e refeição;
Todos os transportes como indicados no programa;
Guias locais falando inglês;
Todas as visitas e entradas mencionadas no programa;
Todos os impostos aplicáveis;
Taxas de aeroporto e combustível;
Seguro Multiviagens PVFM Premium4K+CIV.
Não inclui:
Bebidas às refeições (para além das mencionadas como incluídas);
Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);
Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
Visto de entrada na Etiópia (aproximadamente USD 69);
Despesas de carácter particular designados como extras.
Notas:
Notas Importantes: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações até à data da emissão dos documentos em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.<br>
Visto Obrigatório