Arménia | 9 Dias desde 1829.00 €

Segundo a tradição judaico-cristã, após o dilúvio, foi na Arménia que encalhou a Arca de Noé. A Arménia é um país de artistas e poetas, ciosos da sua nação, munida de uma imensurável beleza natural, expressa em majestosas montanhas, picos nevados, lagos e belas florestas.

1 - Requisitos de entrada

Os cidadãos portugueses não necessitam de visto de entrada, podendo permanecer no país pelo prazo de 180 dias num período de 1 ano. No entanto é necessário passaporte válido.

2 – Vacinas

É recomendável ter vacinas em dia contra a difteria, tétano, hepatite A e B e raiva. As farmácias funcionam 24 horas nos grandes centros urbanos. 

3 - Moeda

A divisa arménia é o dram, 1 EUR equivale a 541.54 AMD. Mesmo quando os preços estão marcados em divisa estrangeira, como o USD ou o EUR, o pagamento é feito na divisa local. A rede ATM está moderadamente difundida no centro de Erevan. Os cartões de crédito são aceites apenas nos grandes estabelecimentos comerciais e nos hotéis de categoria internacional.

4 - Língua

O idioma oficial é o Arménio.

5 - Diferença horária

GMT/UTC +04

6 - Clima

O clima é claramente continental: as temperaturas são muito diferentes no inverno e no verão e são ainda mais acentuadas nas altitudes mais elevadas. O verão pode ser muito quente, com temperaturas atingindos 40º C, mas no inverno, em algumas áereas pode ser bastante frio. A queda de neve é bastante comum no norte. Na primavera, a chuva é bastante abundante, embora o sul seja beneficiado por um clima seco. Junho e Setembro são os meses ideiais para visitar a Arménia, com temperaturas agradáveis e quase nenhuma chuva. 

Itinerário

1º Dia – LISBOA ou PORTO / YEREVAN
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Yerevan, via uma cidade de ligação. Chegada ao final da noite ou início da madrugada, receção e transporte para o Hotel Ani Plaza ou Hotel Metropole (Cat. 4*) ou similar.

2º Dia – YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. Yerevan, capital da Arménia, uma das mais antigas cidades do mundo, fundada no ano 782 aC, está localizada junto ao Rio Hrazdan. De manhã, visita da cidade com destaque para o Parque da Vitória onde se encontra a estátua da Mãe Arménia; a visita de Matenadarán, museu onde se guardam os antigos manuscritos e os primeiros livros publicados na Arménia desde o séc. XVI. Almoço em restaurante. De tarde, passagem pela Praça da República, em estilo tradicional de arquitetura arménia, onde se encontra o Palácio do Governo, os edifícios do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dos Correios Centrais e a Galeria de Arte Nacional. Visita de Tsitsernakaberd, memorial dedicado às vítimas do genocídio arménio de 1915; o Parque da Cascata com obras de diferentes escultores, como Fernando Botero. Regresso ao hotel e alojamento.

3º Dia – YEREVAN / ECHMIADZIN / ZVARTNOTS / YEREVAN 
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída com destino a Echmiadzin, centro espiritual do cristianismo na Arménia, situada a 20 Km de Yerevan. Visita da Igreja de Santa Hripsimé (séc. VII); da Catedral Echmiadzin (séc. IV), a igreja cristã mais antiga do país, construída no reinado de Tiridates III; e a sede oficial de todos os católicos arménios. De seguida, continuação da viagem até às ruínas do Templo de Zvartnots (séc. VII), também conhecido como o Templo dos Anjos do Céu, dedicado a São Gregório e declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Regresso a Yerevan. Almoço em restaurante. De tarde, visita ao Museu Nacional de História localizado na Praça da República, seguindo-se o mercado de artesanato ao ar livre, conhecido por Vernisage. Regresso ao hotel e alojamento.

4º Dia – YEREVAN / KHOR VIRAP / NORAVANK / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita a um dos lugares de peregrinação mais importantes do país – o mosteiro de Khor Virap, num cenário paisagístico impressionante tendo como pano de fundo a majestosa montanha Ararat. Neste local permaneceu cativo durante treze anos São Gregório “O Iluminador”, por ordem do rei pagão Tiridates III. De seguida, partida para o Mosteiro de Noravank, obra-prima do séc. XIII, erigido num promontório, no interior de um grande desfiladeiro natural de grandes dimensões. Almoço num restaurante próximo do mosteiro. De tarde, regresso a Yerevan. Alojamento.

5º Dia – YEREVAN / AMBERD / SAGHMOSAVANK / OVANAVANK / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída em direção à região de Aragatsotn para se visitar Amberd, uma fortaleza do periodo medieval situada próximo do Monte Aragats (até meados de Maio a fortaleza não se pode visitar devido à quantidade de neve, sendo substituída pela visita à Basílica de Mughni, do séc. XVII). Continuação da viagem até aos Complexos Monásticos de Saghmosavank e Ovanavank. Almoço em restaurante. Regresso a Yerevan. Após a chegada, visita da Catedral de São Gregório “O Iluminador”, inaugurada em 2001, a maior da capital da Arménia, e onde se guardam as relíquias de São Gregório. Visita ao mercado das frutas - Pak Shuka. Regresso ao hotel e alojamento.

6º Dia – YEREVAN / LAGO SEVAN / GOSHAVANK / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída do hotel em direção à região do Lago Seván, que se encontra a cerca de 2.000 m de altitude. A beleza da paisagem e a água cristalina são condições agradáveis ao descanso. Chegada à cidade de Diliján e visita do complexo monástico de Goshavank (séc. XII-XIII). Almoço em restaurante. De tarde, visita da Igreja da Península de Seván, do cemitério da povoação de Noradúz onde se podem ver inúmeras “khachkares” (cruzes de pedra). Regresso a Yerevan e alojamento.

7º Dia – YEREVAN / GYUMRI / MARMASHEN / YERVAN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída para a região de Shirak. Chegada a Gyumri, a segunda maior cidade da Arménia depois da capital, Yerevan. Breve passeio à descoberta do centro histórico desta simpática cidade. Visita ao Museu Etnográfico de Gyumri. Um dos símbolos de Gyumri são os carros puxados por cavalos. Almoço em restaurante. Saída para o Mosteiro de Marmashen (séc. X-XIII), situado próximo de Gyumri, no vale do rio Akhuryan. De seguida, visita ao Mosteiro de Harichavank (séc. VII-XIII). Regresso a Yerevan. Alojamento.

8º Dia – YEREVAN / GARNI / GEGHARD / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida em direção à região de Kotyak, com breve paragem no caminho no Arco de Yeghishe Charents donde se tem uma maravilhosa panorâmica do Monte Ararat. Chegada a Geghard e visita ao seu Mosteiro (séc. XII-XIII), declarado Património da Humanidade pela UNESCO, parcialmente escavado na montanha adjacente e rodeada por escarpas. O complexo monástico foi fundado no séc. IV por Gregório “O Iluminador”. Seguimos para Garni, visita ao seu templo pagão, situado junto ao desfiladeiro do Rio Azar, e dedicado a Mithra, o Deus Sol. Tratasse de um monumento pitoresco da época helenística e uma impressionante obra da arquitetura da antiga Arménia. Foi construído no séc. I pelo rei arménio Tiridates, e onde se destacam os banhos romanos devido à qualidade dos seus mosaicos. Almoço em restaurante. De seguida, regresso a Yerevan. Após a chegada, visita à Fábrica de Cognac e degustação do famoso cognac arménio, conhecido em todo o mundo pela sua qualidade. Regresso ao hotel e alojamento.

9º Dia – YEREVAN / LISBOA ou PORTO
Às primeiras horas da manhã transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida de madrugada em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao meio da manhã.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa ou Porto / Cidade de Ligação / Yerevan e volta, em voos regulares, com direito ao transporte de 23 Kg de bagagem (1 mala);

8 noites de alojamento no hotel dde Cat. 4* incluindo o pequeno-almoço;

7 Almoços em restaurantes;

Todos os transportes como indicado no programa;

Guias locais falando espanhol; 

Todas as visitas mencionadas no itinerário;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM Plus3K+CIV.

Não inclui:

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa (bebidas às refeições, gratificações, etc.);

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Notas Importantes: Os valores acima apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.