Descoberta do Bltico desde 2019.00

O ouro do Bltico a melhor forma de designar a riqueza deste circuito que nos oferece uma amostra das jovens capitais blticas. Varsvia passado e presente, com ambiente cosmopolita e moderno. As capitais Blticas esforam-se por se emanciparem, revelando personalidade prpria e fazendo relatos de tempos lendrios.

Polónia, Lituania, Letónia e Estónia

1 - Requisitos de entrada

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país.

2 - Vacinas

Não é necessário a toma de qualquer de vacinas. O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos.

3 - Moeda

A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território. Na Polónia a moeda oficial é o Zloty (PLN). 

4 -  Diferença Horária

UTC/GMT +3 hora

5 - Eletricidade

220 V e 125 V, 50 Hz 

6 - Clima

Com variações térmicas consideráveis. Os verões são quentes e a primavera e o outono são geralmente suaves. O inverno, que vai de novembro a meados de março, pode ser bastante frio. A melhor época para visitar a estes paises é no final da Primavera e no Verão (Maio a Setembro), que são os meses mais quentes, embora possam ocorrer aguaceiros neste período. Sendo esta a época do ano mais chuvosa, é aconselhável levar guarda-chuva e impermeável na bagagem, mas também um agasalho, já que pode arrefecer nalgumas noites de Verão. Se o factor mais importante for a beleza da paisagem, então as estações da Primavera e do Outono são as mais fascinantes, dadas as cores que cobrem todo o território.

Itinerrio

1º Dia – PORTO ou LISBOA / VARSÓVIA  
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Varsóvia, via uma cidade de ligação. Chegada, receção e transporte para o Hotel Radisson Collection (4*Sup) ou similar. Alojamento.

2º Dia – VARSÓVIA
Pequeno-almoço no hotel. Início da visita panorâmica da capital da Polónia, seguindo o caminho da Rota Real, com destaque para a parte antiga da cidade, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1980, o Parque Real Lazienki com o seu monumento a Chopin, a Igreja de Santa Ana e a antiga zona do Ghetto Judeu de Varsóvia, com o seu memorial. Regresso ao hotel e tarde livre. Alojamento.

3º Dia – VARSÓVIA / VILNIUS 
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída para Vilnius, capital da Lituânia, a apenas 17 Km da fronteira com a Bielorrússia, e onde confluem os rios Neris e Vilnius. Chegada e alojamento no Hotel Radisson Astoria (5*) ou similar.

4º Dia – VILNIUS / TRAKAI / VILNIUS
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica de Vilnius, também conhecida por “Jerusalém da Lituânia”. Passaremos pela Igreja de São Pedro e São Paulo, construída em 1668 sobre as ruínas de um templo pagão dedicado a Milda, a deusa do amor; a Igreja de Santa Ana, com o Mosteiro das Beneditinas; a Igreja de São Casimiro, fundada pelos jesuítas e dedicada ao São Casimiro Jagiello, filho do rei da Polónia; e a Igreja de São Miguel, obra renascentista construída em 1594. De tarde, visita a Trakai, a cerca de 15 km de Vilnius, e que foi declarada Parque Nacional, tanto pela beleza natural dos seus 200 lagos e densas florestas, como pela importância histórica do lugar. Foi sede do Grão-Ducado da Lituânia e segunda capital do país durante a Idade Média. O imponente Castelo é um magnífico edifício que remonta ao séc. XIV, situado numa pequena ilha no meio de um lago idílico. Regresso ao hotel e alojamento.

5º Dia – VILNIUS / SIAULIAI / RUNDALE / RIGA
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Siauliai, conhecida também como “a cidade do sol”, quarta cidade da Lituânia, cujas origens remontam a 2.500 anos. Visita à Colina das Cruzes, que foi visitada pelo Papa João Paulo II, localizada a cerca de 12 km da cidade de Siauliai, com uma paisagem natural de grande beleza, e centro de peregrinação católica. Aqui os peregrinos vêm para colocar as suas cruzes e rosários desde o séc. XIV, como um sinal de identidade religiosa e nacional, apesar da destruição do local em inúmeras ocasiões pelos ocupantes estrangeiros. Partida em direção à fronteira da Letónia, após as formalidades aduaneiras, seguimos para Rundale. Visita ao Palácio de Rundale, residência de verão do Duque da Curlândia-Semigália. Magnífico palácio em estilo barroco de inspiração italiana, com proporções harmoniosas, ricos ornamentos de estuque e belos jardins de estilo francês. Continuação da viagem para Riga, capital da Letónia. Chegada e alojamento no Hotel Semarah Grand Poet (5*) ou similar.

6º Dia – RIGA
Após o pequeno-almoço, visita panorâmica de Riga, também conhecida por “Paris do Norte”, cuja fundação remonta ao séc. XII. É uma cidade onde existe uma grande variedade de estilos arquitetónicos: gótico, renascentista, barroco, neoclássico e art nouveau. Passeio a pé pelo centro histórico, com as suas estreitas ruelas e casa típicas. Veremos a Catedral, a Casa dos 3 Irmãos, a Praça do Município e o Monumento à Liberdade. Continuação do passeio passando pelo centro onde admiraremos uma série de edifícios em estilo Art Nouveau, construídos na sua maioria entre 1904 e 1914, uma época em que foi considerada uma das cidades mais prosperas do Império Russo. Regresso ao hotel e alojamento.

7º Dia – RIGA / SIGULDA / TURAIDA / TALLINN
Após o pequeno-almoço no hotel, saída para Sigulda, situada no Parque Nacional do Vale do Gauja, uma das regiões mais bonitas do norte da Europa, com os seus rios, colinas, florestas e misteriosas grutas. Passeio por Sigulda, com destaque para as ruínas do Castelo de Sigulda, construído em 1207 pelos Cavaleiros da Cruz. Na margem oposta do rio Gauja fica o povoado de Turaida. Passeio por Turaida, no qual poderemos admirar o Castelo Medieval de Turaida, construído em 1214. Continuação da viagem para Tallinn e transporte para o Hotel L’Embitu (4*Sup) ou similar. Alojamento.

8º Dia – TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da cidade, com reminiscências hanseáticas. Destaca-se a Torre da Pólvora, também conhecida por “Kiek in da Kok”, uma das mais imponentes torres defensivas do Mar Báltico. Passaremos ainda pela Igreja de São Nicolau, do séc. XVIII; e a Catedral (Toumiokirkko), construção em gótico tardio. Regresso ao hotel e tarde livre para continuar a descobrir, por sua conta, esta bonita cidade. Alojamento

9º Dia – TALLINN / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao final do dia.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Cidade de Ligação / Varsóvia – Tallinn / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa;

8 noites de alojamento em hotéis de 4*Sup / 5*;

8 pequenos almoços nos hotéis;

Todas as visitas mencionadas no itinerário, acompanhadas por guias locais falando espanhol;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagens PVFM2K+COVID19 OT+CIV B.

No inclui:

Gratificações (bagageiros, restaurantes, motorista e guia);

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações de custos de combustível e/ou taxas.